Garanta sua assinatura agora

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

CALÇO DE RODA

CALÇO DE RODA

O calço de roda, mesmo nos dias atuais, tem lá sua serventia. Tem por finalidade travar as rodas para evitar que o veículo se locomova

Leia mais »
D-SIGN

D DE DEUTSCHLAND

Desde o início do século XX muitos países europeus adotaram um emblema que identificava, de imediato, a nacionalidade do veículo, ou seja, o país em

Leia mais »
CPL DO BRASIL IND E COM LTDA

ESPELHO PARA AS DAMAS

  Toda mulher é vaidosa, É da natureza feminina. Mirar-se em um espelho é ato incontrolável ao sexo oposto, quase um instinto. Se você tem

Leia mais »
CARROCERIA

PAINEL LATERAL DIANTEIRO

Painel lateral dianteiro direito até 1970. A carroceria do Fusca, apesar de não parecer, sofreu ao longo dos anos diversas e constantes modificações. As mais

Leia mais »
CALOTA GLICÉRIO

GLICÉRIO

Anúncio de janeiro de 1964. A antiga Metalúrgica Glicério S/A foi fundada em 1953. Foi a principal fabricante de calotas nos anos 60 para todas

Leia mais »
UDEX

UDEX

Vista aérea da sede da UDO HEUER S/A. A empresa curitibana UDO HEUER S/A, fabricante de auto peças, infelizmente fechou suas portas há alguns anos.

Leia mais »
ÁUREA METAL LTDA.

ÁUREA

Quem acompanha este blog já sabe que o Fusca fabricado até 1968 não possuía espelho retrovisor externo de fábrica. Apesar desse acessório estar disponível nas próprias

Leia mais »
BULLDOG

TAPETES COLORIDOS

Tapetes FENICE. Os tapetes coloridos foram utilizados em profusão nos anos 60/70. Todavia, atualmente, poucos carros antigos exibem esse acessório, o que o torna relativamente

Leia mais »
ALAVANCA DE CAMBIO DOBRAVEL

ALAVANCA DE CÂMBIO DOBRÁVEL

Anúncio de fevereiro de 1955.   Apesar de incomum no Brasil, a alavanca de câmbio dobrável foi um equipamento que figurava em praticamente todos os

Leia mais »
NATAL

FELIZ NATAL A TODOS!

Feliz Natal e próspero Ano Novo a todos os leitores deste blog. Voltaremos em janeiro com mais novidades! Um forte abraço aos que nos seguem!

Leia mais »
ALPARGATAS

CAPA DO BAGAGEIRO

Para uma família numerosa, os dois porta-malas do Fusca talvez não sejam suficientes para acomodar todas as malas necessárias para aquela tão esperada viagem de

Leia mais »
PORTA RIFLE

PORTA RIFLE

Esse acessório é tipicamente americano: um porta rifle para ser usado no interior do veículo  Aberta a temporada de caça, conveniente um suporte para adequadamente

Leia mais »
AMORTECEDOR DO CAPÔ DIANTEIRO

BRACINHO ARTICULÁVEL

Abastecendo o Fusca. O antigo sistema de abertura do capô dianteiro do Fusca, na forma de um braço articulável, sempre foi motivo de preocupação para

Leia mais »
GRADE DE PROTEÇÃO DO FAROL

GRADE DE PROTEÇÃO DO FAROL

O protetor de farol era um acessório essencial nas pistas de rallye.   O protetor ou grade do farol era um acessório obrigatório nos Fuscas

Leia mais »
CINZA FUSCAS NACIONAIS

CINZA HIMALAIA

Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1985 e 1986, código L-9973. Código de plaqueta: 047. Fusca 1986.

Leia mais »
CAPTADOR DE AR DO CAPÔ DIANTEIRO

GRELHA DO CAPÔ DIANTEIRO

Aletas no capô: novidade para os modelos 1974. Uma das novidades para a linha 1974 foi a introdução de um novo sistema de ventilação para

Leia mais »
BAQUELITE

BAQUELITE

Leo Hendrik Baekeland (1863-1944), inventor da baquelite. A baquelita, também chamada de baquelite. é uma resina sintética, à base de fenol e formaldeído, quimicamente estável

Leia mais »
CARTOONS

RON PETRO

Confesso que gosto muito de cartoons de Fusca. E, como tal, não poderia deixar de acompanhar o trabalho de RON PETRO, artista americano de grande

Leia mais »
GUIA DO BATENTE DE PORTA

GUIA DO BATENTE DA PORTA

Chapa de segurança. Novidade em 1967. Com o objetivo de aumentar a segurança do Fusca e evitar que a porta se abra numa eventual deformação

Leia mais »
RODAS CRUZ DE MALTA

CRUZ DE MALTA

A SCORRO S/A Indústria e Comércio, então situada na Rua Guaranésia, 421, Vila Maria, São Paulo (SP), é uma importante  fabricante de rodas esportivas do

Leia mais »
RADIO ROVELL

RÁDIO ROVELL

Logomarca da ROVELL.   Rovell é marca de rádio automotivo. Antiga. Fundada nos anos 40 por Romeu Ivolela. Já não existe mais. Tinha por razão

Leia mais »
ESTOJO DE LÂMPADAS

ESTOJO DE PEÇAS ORIGINAIS

Catálogo oficial VW com o estojo de peças em destaque. Entre os acessórios oficiais VW disponíveis nos anos 60, destaca-se o pouco conhecido e, portanto,

Leia mais »
AMORTECEDOR DE DIREÇÃO

AMORTECEDOR DE DIREÇÃO

Amortecedor de direção. Novidade em 1963.   Até o início de 1963 o Fusca não possuía amortecedor de direção. O item foi introduzido somente em

Leia mais »
BARRA ESTABILIZADORA DIANTEIRA

BARRA ESTABILIZADORA DIANTEIRA

Barra estabilizadora: novidade no Fusca em 1959. A barra estabilizadora tem por função forçar um maior contato entre o conjunto roda/pneu com o solo, reduzindo

Leia mais »
ESTETOSCÓPIO

DOUTOR VOLKSWAGEN

Cuidando do Fusca. Por mais que você cuide de seu Fusca, chega uma hora que ele precisa de um atendimento especializado. Besouro doente. Você percebe

Leia mais »
ANFLEX

ESPELHO PANORÂMICO

Anúncio de maio de 1971. Para melhorar a visibilidade do motorista é possível instalar um espelho panorâmico no Fusca, cuja angulação e tamanho ajuda a

Leia mais »
ACENDEDOR DE CIGARRO

ACENDEDOR DE CIGARRO CIG-LIT

 Anúncio de janeiro de 1967. Apesar de já termos tratado sobre o tema “Acendedor de Cigarro” em post anterior, volto à tona com o acessório,

Leia mais »
BANDEJA

O LENDÁRIO CARA PRETA!

Fusca 1955, preto. Não, não se trata de um Fusca preto! Tampouco do famoso Fuscão Preto, protagonista da música de Almir Rogério que fez muito

Leia mais »
LUIS FERNANDO VERÍSSIMO

MEU FUSCA

  Reproduzo, abaixo, texto publicado por Luís Fernando Veríssimo no Jornal O Globo e na Gazeta do Povo em Curitiba nesse fim de semana. O

Leia mais »
COMPRESSOR

PRECISÃO SUÍÇA

Uma das principais virtudes do Fusca é o seu motor. Economia, durabilidade, confiabilidade, robustez e facilidade de manutenção são atributos que ninguém questiona. Mas, a

Leia mais »
CORES FUSCAS NACIONAIS

DA COR DO PECADO!

Bairro Pigalle em Paris. Vermelho é a cor associada à paixão, energia, desejo, excitação. Pigalle, por sua vez, é um bairro localizado na cidade de

Leia mais »

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

ESTRIBOS

Os estribos do fusca datam a idade do projeto: anos 30. Naquele tempo e nos anos que se seguiram, era comum os carros possuírem estribos.

Leia mais »

PÁRA-CHOQUES NORJA

Fusca alemão modelo 1968. Em agosto de 1967, já como modelo 1968, os fuscas alemães ganharam novos pára-choques: os conhecidos pára-choques quadrados. Fusca 1300 e 1500 modelos

Leia mais »

EVOLUÇÃO DOS FARÓIS 1950-1959

Os Fuscas alemães (1950-1959) usavam faróis da marca Bosch ou Hella. Eram faróis simétricos com lâmpadas, 6v. As empresas Bosch e Hella eram fornecedores oficiais de faróis

Leia mais »

MORCEGO !

1952. Meia noite. Todos dormem. Não há vivalma na rua. Alguns morcegos trissavam ao longe. Contudo, aguçando os ouvidos, escutava-se outro tipo de ruído. Intermitente. Vinha de uma pequena garagem. Lá

Leia mais »

LIXEIRA

 Jogo rápido. Lixeira. Para ser instalada embaixo do painel. Feito em material plástico, com parafuso de fixação. Vale pelo anúncio, onde a lixeira aparece instalada

Leia mais »

PAINEL RALLYE MOTOMETER

  Um dos acessórios mais raros da era do fusca oval foi, indubitavelmente, o painel rallye feito pela alemã Motometer, especializada na fabricação de instrumentos de

Leia mais »

VIAJANDO NO TEMPO

Volte por um instante no tempo, caro leitor. Imagine-se nos anos 50. Joseph está ansioso com a viagem. Serão alguns dias na estrada. Há meses vem se preparando para

Leia mais »

FAROL DE MILHA DE CAPUZ

 A instalação clássica do farol de longo alcance (mais conhecido como farol de milha) no Fusca é feita, normalmente, nos suportes dos pára-choques ou sobre

Leia mais »

ÁGUAS DE LINDÓIA 2011

Algumas fotos do maior encontro de automóveis antigos da América Latina. Obviamente, sob o enfoque dos VWs a ar, peças e acessórios de época.

Leia mais »

PENTEADEIRA DE PUTA!

1963. Dezembro. Tempo de dar um presente para o fusca. Ou vários. Se exagerar, o povo não perdoa: vira penteadeira de puta! Enfeitados tal e

Leia mais »

CAFETEIRA

O europeu gosta de viajar. Se for com seu próprio carro, todo o conforto e conveniência são sempre bem-vindos. Por que não uma cafeteira no

Leia mais »

CHAPÉU DE BRUXA

O Fusca sempre esteve em constante evolução. Foram mais de 2.500 modificações ao longo dos anos. A maioria imperceptível ao público em geral. Afinal, o

Leia mais »

TROCA DE ÓLEO

Nos anos 50 e 60, a fábrica da Volkswagen recomendava que a troca de óleo do Fusca devia ocorrer a cada 2.500 km. Para controlar a

Leia mais »

TRAVA DE MAÇANETA INTERNA

 Antes de a Volkswagen do Brasil introduzir as maçanetas de gatilho e os pinos de porta – que ocorreu somente a partir de 1978 – era muito fácil abrir

Leia mais »

DÍNAMO DUPLO

O dínamo é um gerador de energia elétrica que serve para manter o sistema elétrico do fusca em funcionamento e recarregar a bateria. A função

Leia mais »

TRANS AIR

Curioso acessório nacional, anos 60/70, para encher o pneu vazio, em uma emergência.    Constituia-se de uma mangueira, que era conectada, em uma das pontas

Leia mais »

BEE CATCHER

Quem tem um fusca sabe da deficiência na entrada de ar em seu interior. As ventarolas originais ajudam nessa tarefa, porém foram desenvolvidos apetrechos adicionais com

Leia mais »

ALARGADOR DE BITOLA

O alargador de bitola surgiu para melhorar a estabilidade do fusca, principalmente em curvas. Anúncio acima é de fevereiro de 1972. Entre os diversos fabricantes da

Leia mais »

TRAVA DE CÂMBIO

Nos anos 60, depois da chave-geral (veja em http://opasgarage.blogspot.com/2011/04/chave-geral.html) e da trava da ventarola (conhecida popularmente como pega-ladrão) a trava de câmbio era o item

Leia mais »

PUTA QUE O PARIU!

Nomes populares para partes, peças, acessórios e tudo o mais relacionado ao Fusca são comuns. Amendoim, árvore, asa de morcego, avental, bacalhau, bacia, bagagito, balãozinho, banana, bananinha,

Leia mais »

CHAVE GERAL

Uma das maneiras que os proprietários encontravam para melhorar a segurança do Fusca era instalar uma chave geral, que cortava a corrente elétrica do carro. O funcionamento é

Leia mais »

DEFLETOR DE ÓLEO

Recebi do amigo EliSedan informações sobre uma peça mecânica que, apesar de ser original de linha de montagem do fusca, poucas pessoas conhecem, porque era removida

Leia mais »