Garanta sua assinatura agora
Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage
Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.
Postagens exclusivas Opasgarage:
MEDIUM BROWN L70
Fusca 1949 na cor medium brown. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre julho de 1948 a março de 1951. Código L70.
BORDEAUX RED L51
Fusca 1951 Bordeaux Red. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre julho de 1948 a março de 1951. Código L51.
KARMANN-GHIA 1970
Karmann-Ghia 1970. O Karmann-Ghia é um veículo de linhas esportivas lançado pela Volkswagen na Alemanha em julho de 1955. No Brasil, o veículo começou a
RODÍZIO DE PNEUS
Esquema do rodízio de pneus diagonais do Fusca e Kombi. A Volkswagen do Brasil recomendava o rodízio dos pneus diagonais de seus veículos (Fusca,
SAHARA BEIGE L272
Fusca 1953 na cor Sahara beige. Cor utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre março De 1953 a janeiro de 1954, código L272, podendo ser traduzida
ICELAND GREEN L213
Fusca 1955 na cor Iceland green. A cor Iceland green foi utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre janeiro de 1954, chassi nº 1-575.415, a fevereiro de
LIGHT BEIGE L275
Fusca 1954 na cor light beige. A cor light beige (bege claro) foi utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre janeiro de 1954, chassi nº 1-575.415,
JUNGLE GREEN L315
Fusca 1956 na cor jungle green. A cor jungle green (verde floresta), código L315, foi utilizada entre março de 1955, a partir do chassi nº
REED GREEN – L313
Fusca 1956 na cor reed green. A cor reed green (verde cana), código L313, foi utilizada entre março de 1955, a partir do chassi nº 1-823
PLATTENWAGEN: O COMEÇO DE TUDO!
Antiga foto do Plattenwagen de 1946. Plattenwagen é o nome alemão de um veículo plataforma desenvolvido em 1946 dentro da fábrica da Volkswagen em Wolfsburg
BEGE EQUATORIAL – LK 7032
Fusca 1985 na cor bege equatorial metálico. Cor metálica utilizada pela Volkswagen do Brasil entre 1983 e 1985, código LK 7032, código de plaqueta: 096.
QUE LANTERNA É ESSA?
Lanternas do tipo pata de cavalo sem luz de ré. Com a grande facilidade de importação de peças para nossos besouros, começou a aparecer
MERLI
Anúncio de setembro de 1963. A empresa Indústria Merli de Auto Peças S/A, então localizada na Rua Adolfo Gordo, nº 124, São Paulo
NÃO ENTRE NUMA FRIA! CUIDADOS COM OS CABRITOS.
Vendedor anunciando a venda de um Zwitter 1952. Na data de hoje deparei-me com um anúncio da venda de um Fusca Zwitter 1952, documentado,
EVOLUÇÃO DAS TAMPAS DO BERÇO DE ESTEPE (1950-1996)
Retirada do varão do freio de mão. Para propiciar a retirada do varão do freio de mão da alavanca de câmbio, o Fusca possuía
FUSCA GTV
Fusca GTV MK IV 1966. A empresa EMPI, acrônimo de European Motor Products, Incorporated, foi fundada em 1956 por Joe Vittone, na cidade de Riverside, Califórnia.
MAÇANETA WALROD
Maçaneta de levantamento de vidro da marca Walrod. A empresa INDÚSTRIA WALROD ENGENHARIA MECÂNICA LTDA., sediada em São Paulo (SP), iniciou suas atividades na fabricação
VOLKSFEST 2023
Cartaz de 2023 do Volksfest Curitiba. Entre os dias 6 e 7 de maio de 2023 ocorreu a 4ª edição do Volksfest, realizado
FUSCA ITAMAR (1993-1996)
Fusca 1993 na cor vermelho sport. Em 1993, por sugestão do então presidente Itamar Franco a Volkswagen voltou a fabricar o Fusca, que ficou popularmente
CINZA STONE LK4002
Fusca 1996 na cor cinza stone. Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil para os modelos 1996 do Fusca, código LK4002, código plaqueta 136. Cor
PARAFUSO ALLEN
Parafuso hexagonal Allen. O parafuso do tipo Allen é um fixador com cabeça hexagonal interna, patenteado em 1910 pelo industrial americano William G. Allen, daí
MARCADORES DE TEMPERATURA DO ÓLEO
Medidor de temperatura do óleo do motor da Stork. O medidor da temperatura do óleo do motor é um equipamento comum nos veículos atuais, sendo
FUSCA 1978 (1300 E 1300-L)
Fusca 1300-L 1978. O Fusca modelo 1978 foi lançado pela Volkswagen do Brasil em outubro de 1977, a partir do chassi nº BJ 632.356 (Fusca
1979: 5.000.000 DE VEÍCULOS VW PRODUZIDOS
O 5.000.000º Volkswagen foi um Fusca. No dia 5 de novembro de 1979 a Volkswagen do Brasil comemorou um feito histórico: saiu da
FUSCA 1300 1971
Fusca 1300 modelo 1971. No dia 3 de agosto de 1970 foi lançado o Fusca modelo 1971, com profundas alterações de carroceria em relação ao
ALTO-FALANTE PARA FUSCA
Fusca split equipado com rádio e alto-falante. Durante décadas, o Fusca saia de fábrica sem rádio, equipamento que era considerado acessório, instalado posteriormente pelo proprietário
PÉ-DE-BOI (1965-1970): UM FUSCA COM ROUPAS DE TRABALHO!
Fusca Pé-de-Boi. A partir de 1949, o Fusca passou a ser fabricado em duas versões: a Luxo (ou Exportação) e a Standard. Como o próprio
VISORES DE SOL PARA FUSCA
Fusca da década de 1950 equipado com sunvisor. O Fusca sempre foi equipado com quebra-sol, equipamento destinado a minimizar o ofuscamento dos olhos provocado
FUSCA 1970
Fusca 1970. O Fusca modelo 1970 foi lançado em novembro de 1969, com poucas alterações em relação ao modelo anterior. É comum distinguir o Fusca
MANOPLA DE VOLANTE DE DIREÇÃO
Manopla auxiliar de direção em um Fusca oval. A manopla para volante de direção é um antigo acessório automotivo destinada a facilitar as manobras do
FUSCA 1968
Fusca 1968. O Fusca modelo 1968 foi lançado em janeiro daquele ano. A grande mudança ocorrida foi a implantação do sistema elétrico 12 (doze) volts
VOLANTE DE DIREÇÃO (1950-1959)
Volante corcunda do Fusca. 1950-1952: Nesse período o Fusca Luxo utilizou o volante conhecido popularmente como asa de morcego, dado o formato semelhante à asa
BLUE DOT
Blue dot na lanterna de um Fusca. O uso de lanternas com ponto azul nos automóveis remonta à década de 1930 nos Estados Unidos e
COLETOR DE ADMISSÃO (1948-1966)
Coletor de admissão do Fusca. O coletor ou tubo de admissão (em inglês: intake manifold, em alemão: Ansaugkrümmer) é a peça responsável por levar o
ICIPA. ACESSÓRIOS ESPORTIVOS PARA O FUSCA!
Icipa: acessórios esportivos para o Fusca. A empresa nacional Icipa Peças de Máquinas e Acessórios Ltda, localizada na Rua Fábia, nº 264, São Paulo (SP),
FUSCA 1945/6
Fusca 1946. Em 1945, com o fim de Segunda Guerra Mundial, coube ao exército britânico, sob a batuta do major inglês Ivan Hirst (1916-2000), do Corpo
Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage
Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.
Postagens exclusivas Opasgarage:
SAIA LATERAL DO PARA-LAMA
Saia lateral traseira do para-lama em um Fusca 1960. Na década de 1950 houve uma tendência das montadoras de veículos, principalmente nos EUA, de
FRISO DA SAÍDA DO AR QUENTE DO PAINEL
Frisos da extremidade do painel: novidade na linha 1962 do Fusca. A partir do lançamento do modelo 1958 do Fusca, a introdução de um
FUSCA 1300-N
Fusca Standard 1975. Há alguns meses, deparei-me com um anúncio de um Fusca em que o vendedor o descrevia com uma série especial feita
EVOLUÇÃO DA TAMPA DE INSPEÇÃO DA CAIXA DE DIREÇÃO
Tampa de inspeção: sua retirada permite acesso fácil à caixa de direção. A tampa de inspeção da caixa de direção do Fusca passou por
EVOLUÇÃO DAS MAÇANETAS EXTERNAS
Maçanetas do tipo geladeira: dois modelos foram fabricados: até 1955 e de 1956 a 1959. 1950 a agosto de 1955 Em seus primeiros
VOLANTE BUMERANGUE
Volante bumerangue: novidade da linha 1974. Em setembro de 1973, a partir do chassi nº BP 974.600, ocorreu o lançamento do modelo 1974 do Fusca.
PINTADOS OU GALVANIZADOS? PARTE III
Fechadura inferior do capô dianteiro do Fusca. Parece bobagem esse tipo de post, mas são os pequenos detalhes que revelam a verdade. Vejamos. A
ESPELHO BIFOCAL GHE
Catálogo de acessório da GHE com o espelho bifocal. A empresa GHE Happich foi um gigante no ramo de acessórios automotivos nas décadas de
1955. O ANO DO MILHÃO
1.000.000 de VWs produzidos em 1955. 1.000.000 é um número mágico. Chegar à conquista dessa marca é sempre motivo de comemoração. Fabricar 1 milhão
MONUMENTO
Estande de venda de carros usados da Monumento em foto de 1968. A Monumento S/A Veículos e Motores foi uma revendedora autorizada VW na
INSTRON
Boia e tampa de proteção da Instron para o Fusca. A Instron S/A Indústria e Comércio foi fabricante nacional de equipamentos elétricos para a
UM FUSCA ESPECIAL. OU SERIA ESPACIAL?
Fusca repleto de acessórios de época. No início de 1969 o Sr. Ary Primo Fagundes, morador da cidade de Porto Alegre (RS), encaminhou algumas fotos
A HOLANDESA RUSKA E SEU CASO COM GURGEL
Buggys Ruska. Paul Eduard Bram Huf (1924-2002) foi um festejado fotógrafo holandês de grande renome naquele país. Viajou o mundo para registrar em belas fotos
GALÃO EXTRA DE COMBUSTÍVEL FIXADO NO ESTEPE
Abastecendo o Fusca. Antigamente, abastecer um veículo podia não ser uma tarefa tão simples e corriqueira quanto é hoje. A quantidade de postos de gasolina
GAIATO
Jipe Gaiato. Gaiato, segundo os dicionários, significa divertido, brincalhão, malandro, quem não tem responsabilidades. Por outro lado, a expressão “entrar de gaiato” quer dizer
MORCEGO DA TAMPA DO MOTOR
Morcego ou morcegão da tampa do motor do Fusca. A chapa de escoamento de água da tampa do motor, peça nº 113.827.073-1, foi
PUDIM
Quadro da suspensão dianteira com destaque para o “pudim”. O batente de borracha da suspensão dianteira, peça nº 111.401.273, instalada no chifre localizado nas
ADESIVO PLÁSTICO. UMA MANIA DOS ANOS 60 E 70.
Adesivo plástico da Disbrave, concessionária VW de Brasília. Os adesivos plásticos foram uma febre na década de 1960 e 1970. Eram fixados principalmente nos
RESERVATÓRIO DO FLUIDO DE FREIO
Completando o nível do fluido de freio. Sem adentrar nas diversas modificações ocorridas no sistema de freio do Fusca ao longo de sua trajetória,
ANTIRRUÍDO DO COMPARTIMENTO DO MOTOR
Colocação do antirruído no Fusca na fábrica da VW em Wolfsburg, Alemanha. O antirruído localizado do compartimento do motor tem a função e minimizar a
CARVÃOZINHO DA BUZINA
“Beep-Beep”, sai da frente! Para bem andar de Fusca, a buzina deve estar em ordem. É uma questão de segurança. Obviamente, deve ser usada
METALLIC BLUE L35
Fusca 1953 na cor metallic blue. Cor metálica utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre março de 1953 a janeiro de 1954. Código L35. Cor do
FRISOS DOS ESTRIBOS
Estribo do Fusca. Vamos abordar neste tópico um pouco da evolução do friso do estribo do Fusca, que sofreu algumas modificações ao longo da
VEÍCULO DO ASSINANTE. FUSCA 1962
Fusca 1962 do assinante Caio Ramos. É notório que o Fusca desperta uma empatia incomum à maioria das pessoas, principalmente em crianças. Graças a
A EVOLUÇÃO DAS CALOTAS
Calotas do Fusca. O Fusca sempre foi equipado com calotas em sua longa trajetória. As calotas têm a função de proteger as pontas de
SUPORTE DO PARA-CHOQUE
Suporte de para-choque. O suporte do para-choque tem a função de fixar a lâmina do para-choque à carroceria. Feito em metal, ele é instalado no
PINTADOS OU GALVANIZADOS? A SAGA CONTINUA ….
Fusca 1952 com parafusos das dobradiças galvanizadas de preto. Continuando a série “Pintados ou Galvanizados?” iniciada neste tópico (clique aqui), hoje abordaremos os parafusos das
TRAVA DA MAÇANETA INTERNA GERINA
Funcionamento da trava de segurança. O acessório já foi abordado anteriormente (para mais informações, clique aqui). Hoje, um pequeno vídeo de seu funcionamento. Era
ESPELHO RETROVISOR EXTERNO ROSCO
Espelho retrovisor externo para o lado direito do Fusca. Não confunda com “Rosca” que é uma marca de parafusos brasileira, fornecedora oficial da Volkswagen
RÁDIO CRUXEN
Anúncio de junho de 1968. Durante a época áurea de produção do Fusca nos anos de 1960 e 1970, diversas empresas nacionais desenvolveram
BRASILWAGEN
Sede da Brasilwagen em São Paulo. A Brasilwagen S/A, revendedor autorizado Volkswagen, foi fundada em 30 de Novembro de 1954, sendo um dos mais
AZUL ATLAS L338
Cor metálica utilizada pela VW do Brasil entre 1971 e 1972 em Variant e TL. Código Universal: L338.
PARAFUSOS DA DOBRADIÇA DA PORTA: PINTADOS OU GALVANIZADOS?
Parafusos da dobradiça de porta galvanizados. Os parafusos das dobradiças de porta são galvanizados, como na imagem acima, ou pintados da cor da carroceria? Essa
TREMENDÃO
Faróis Tremendão da Rossi em anúncio de agosto de 1969. A Metalúrgica Rossi S/A foi precursora, no Brasil, da fabricação de faróis do tipo
SANTILLI
Equipamentos Santilli: empresa nacional de acessórios. A empresa nacional Equipamentos Santilli foi uma importante fabricante de acessórios automotivos entre as décadas de 1960 a
HAGUS
Hagus: potência alemã. A empresa Hagus, sediada na Alemanha, foi fabricante de diversas peças e acessórios para o Fusca desde a década de 1950. Foi,