Garanta sua assinatura agora

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

CAFETEIRA

O europeu gosta de viajar. Se for com seu próprio carro, todo o conforto e conveniência são sempre bem-vindos. Por que não uma cafeteira no

Leia mais »

CHAPÉU DE BRUXA

O Fusca sempre esteve em constante evolução. Foram mais de 2.500 modificações ao longo dos anos. A maioria imperceptível ao público em geral. Afinal, o

Leia mais »

TROCA DE ÓLEO

Nos anos 50 e 60, a fábrica da Volkswagen recomendava que a troca de óleo do Fusca devia ocorrer a cada 2.500 km. Para controlar a

Leia mais »

TRAVA DE MAÇANETA INTERNA

 Antes de a Volkswagen do Brasil introduzir as maçanetas de gatilho e os pinos de porta – que ocorreu somente a partir de 1978 – era muito fácil abrir

Leia mais »

DÍNAMO DUPLO

O dínamo é um gerador de energia elétrica que serve para manter o sistema elétrico do fusca em funcionamento e recarregar a bateria. A função

Leia mais »

TRANS AIR

Curioso acessório nacional, anos 60/70, para encher o pneu vazio, em uma emergência.    Constituia-se de uma mangueira, que era conectada, em uma das pontas

Leia mais »

BEE CATCHER

Quem tem um fusca sabe da deficiência na entrada de ar em seu interior. As ventarolas originais ajudam nessa tarefa, porém foram desenvolvidos apetrechos adicionais com

Leia mais »

ALARGADOR DE BITOLA

O alargador de bitola surgiu para melhorar a estabilidade do fusca, principalmente em curvas. Anúncio acima é de fevereiro de 1972. Entre os diversos fabricantes da

Leia mais »

TRAVA DE CÂMBIO

Nos anos 60, depois da chave-geral (veja em http://opasgarage.blogspot.com/2011/04/chave-geral.html) e da trava da ventarola (conhecida popularmente como pega-ladrão) a trava de câmbio era o item

Leia mais »

PUTA QUE O PARIU!

Nomes populares para partes, peças, acessórios e tudo o mais relacionado ao Fusca são comuns. Amendoim, árvore, asa de morcego, avental, bacalhau, bacia, bagagito, balãozinho, banana, bananinha,

Leia mais »

CHAVE GERAL

Uma das maneiras que os proprietários encontravam para melhorar a segurança do Fusca era instalar uma chave geral, que cortava a corrente elétrica do carro. O funcionamento é

Leia mais »

FREIO

Recebi do amigo EliSedan informações sobre uma peça mecânica que, apesar de ser original de linha de montagem do fusca, poucas pessoas conhecem, porque era removida

Leia mais »

TRAVA DE DIREÇÃO

Somente a partir do final de 1964, já como modelo 1965, o Fusca passou a ser equipado de fábrica com trava de direção. Até então, a ignição

Leia mais »

BANANINHA

Sinalizadores na linha de produção da VW alemã. O conjunto eletromecânico utilizado como indicador de direção do Fusca ficou conhecido aqui no Brasil como “bananinha”.

Leia mais »

BUZINA FANFARE

O som da buzina original do fusca é inconfundível. Beep-beep ! Faz parte da própria característica do carro. Porém, muitos proprietários, não satisfeitos com o

Leia mais »

ROSSI

Anúncio de junho de 1968. A Metalúrgica Rossi brindou o Fusca com diversos acessórios, a cada dia mais difícil de serem encontrados. O anúncio acima é

Leia mais »

ESPELHO RETROVISOR INTERNO LUFT

O espelho retrovisor interno serviu de inspiração para criação de alguns acessórios inusitados e, obviamente, raros nos dias atuais. Substituindo o espelho original do fusca,

Leia mais »

POLICRISTAL

A Policristal, que tinha sede à Rua Piratininga, 571, Fone: 92-2427, em São Paulo, desenvolveu interessantes acessórios para o Fusca nos anos 60. O nome Policristal adveio

Leia mais »

COFRE ANTONINHO

Anúncio de dezembro de 1967. Nos diversos países que tiveram o privilégio de comercializar o fusca com maior intensidade (exemplo de Brasil e EUA),  desenvolveram-se, localmente,

Leia mais »

LIMPADOR DO VIDRO DA PORTA

Um dos acessórios de época bem interessante é o limpador do vidro lateral da porta. O curioso apetrecho ficava fixado na canaleta superior e tinha por

Leia mais »

CAÇA MULATA DE PÁRA-BRISA

Chamo de spotlight o que aqui no Brasil é conhecido como caça-mulata.Trata-se de um farol auxiliar, que possui um sistema móvel permitindo o direcionamento manual

Leia mais »

PORTA CHAPÉU

    Até o final dos anos 50 o chapéu era um ítem obrigatório do vestuário masculino. O que antes era apenas moda, com o

Leia mais »

RIMI

Precisando otimizar o espaço de seu fusca alemão? Rimi é a solução! Nos anos 50 a Rimi, empresa alemã, desenvolveu um engenhoso apetrecho para os

Leia mais »

FARÓIS MARCHAL SEALED BEAM

Esse acessório é francês. Feito pela Marchal, substituia todo o conjunto de faróis originais. O novo farol ficava na posição vertical. Melhorava sensivelmente a iluminação

Leia mais »

KAMEI

Acessório tem nome. Hella, Rossi, Cibiê, Iam, Arpra, Jokon, SWF, Norfol, Aprillia, Antoninho, Okrasa, Hazet, VDO, Motometer, Kienzle, Dehne, Wegu, Rosenthal, Truffi, Blaupunkt, Telefunken, Judson, Becker, Ghe Happpich,

Leia mais »

ANTENAS TRUFFI

“Todo mundo queria ter um carro equipado com um rádio e uma antena Truffi!” A Indústria Metalúrgica Truffi S.A, fundada em 1952, foi, por muitos

Leia mais »

REGULADOR DE VOLTAGEM

Originalidade. Para quem é detalhista, interessante começar a observar, também, os aspectos de originalidade do motor dos Fuscas. Não tenho dúvidas que o proprietário que pretende ver

Leia mais »

Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage

Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.

Postagens exclusivas Opasgarage:

FORLON

FORLON

 Anúncio de dezembro de 1972. A empresa paulistana PLÁSTICOS FORLON LTDA., então localizada na Rua Vergueiro, 5.194, São Paulo (SP) foi fabricante de lanternas sequenciais

Leia mais »
MULTITEST

MULTITEST

Anúncio de novembro de 1971.   A empresa MULTITEST Indústria de Aparelhos Eletrônicos Ltda., então localizada na Rua São Manoel, 20, Pinheiros, São Paulo (SP),

Leia mais »
FUBA

ESPELHO MONZA

Espelho Monza adornando um Fusca. O autódromo de Monza, na Itália, é uma das mais tradicionais pistas de corrida do mundo. Por causa disso, diversos

Leia mais »
FAROL AUXILIAR

PRODA

PRODA Produtos Automobilísticos Ltda, foi uma empresa brasileira fundada em 1969 estabelecida no ramo de comércio de acessórios automotivos. PRODA é o acrônimo formado pelas

Leia mais »
SOBRE-ARO

SOBRE-ARO

Seguramente, o Fusca foi o veículo para quem a indústria de acessórios mais desenvolveu produtos. Dada sua simplicidade inata, seus proprietários sempre foram ávidos por

Leia mais »
ALPO

RELÓGIO DE VELOCÍMETRO

 Relógio ALPO em imagem de janeiro de 1955. Dentre as dezenas de opções de relógios disponíveis na época para serem instalados no Fusca, o relógio

Leia mais »
CAPAS COPACABANA

CAPAS DE BANCO

Júlio acabara de adquirir um preservado Fusca do ano de 1966. Apesar de desbotada, boa parte da pintura ainda era original. Além disso, o exemplar

Leia mais »
FUSCA 1950

MOLA DO CAPUZ DO MOTOR

Suporte da mola triangular utilizada até maio de 1955. Tenho observado alguns anúncios de peças para o Fusca oval, nos quais os vendedores descrevem que

Leia mais »
ESTRIA FINA

ESTRIA GROSSA OU FINA?

Volante do Fusca 1975: estria grossa. A partir do lançamento do modelo 1977, o Fusca ganhou novos itens de segurança, incluindo uma coluna de direção

Leia mais »
FUSCA 1952

ZWITTER

Fusca Zwitter. O Fusca Zwitter é um dos mais intrigantes modelos feitos pela Volkswagen. Zwitter, em alemão, tem o significado de hermafrodita, híbrido. E é

Leia mais »
BERU

VELAS DE IGNIÇÃO

A vela de ignição é um dos componentes que compõe o sistema de ignição de um veículo movido a motor de combustão interna. O sistema

Leia mais »
CANECAS DE CHOPP

VOLKSWAGEN CLUBE

Sede do Volkswagen Clube.   O Volkswagen Clube foi uma associação esportiva, recreativa e social, localizada na Vila do Tanque na cidade de São Bernardo

Leia mais »
META PLASMARTE

TROCADOR DE CORREIA

Repositor de correia da empresa Meta Plasmarte. Já havíamos abordado anteriormente acerca do trocador de correia da marca PRATIC (mais informações, clique aqui). Hoje, é

Leia mais »
PLACA

TIJOLINHO

Fusca 71. Com o lançamento do Fusca modelo 71, equipado com pára-choques de lâmina única, popularizou-se, com o passar dos anos, o uso do tijolinho

Leia mais »
FUSCA 1980

FUSCA SÉRIE PRATA

     Propaganda do Fusca Série Prata. No início dos anos 80, depois de décadas sendo produzido, o Fusca já sentia o peso da idade.

Leia mais »
LUNAR

TRAVA DA PORTINHOLA

 VW Variant. Hoje apresentamos um acessório feito para ser usado pela VW Variant fabricada até 1977 e pela VW TL.  VW TL. Trata-se de uma

Leia mais »
CALÇO DE RODA

CALÇO DE RODA

O calço de roda, mesmo nos dias atuais, tem lá sua serventia. Tem por finalidade travar as rodas para evitar que o veículo se locomova

Leia mais »
D-SIGN

D DE DEUTSCHLAND

Desde o início do século XX muitos países europeus adotaram um emblema que identificava, de imediato, a nacionalidade do veículo, ou seja, o país em

Leia mais »
CPL DO BRASIL IND E COM LTDA

ESPELHO PARA AS DAMAS

  Toda mulher é vaidosa, É da natureza feminina. Mirar-se em um espelho é ato incontrolável ao sexo oposto, quase um instinto. Se você tem

Leia mais »
CARROCERIA

PAINEL LATERAL DIANTEIRO

Painel lateral dianteiro direito até 1970. A carroceria do Fusca, apesar de não parecer, sofreu ao longo dos anos diversas e constantes modificações. As mais

Leia mais »
CALOTA GLICÉRIO

GLICÉRIO

Anúncio de janeiro de 1964. A antiga Metalúrgica Glicério S/A foi fundada em 1953. Foi a principal fabricante de calotas nos anos 60 para todas

Leia mais »
UDEX

UDEX

Vista aérea da sede da UDO HEUER S/A. A empresa curitibana UDO HEUER S/A, fabricante de auto peças, infelizmente fechou suas portas há alguns anos.

Leia mais »
ÁUREA METAL LTDA.

ÁUREA

Quem acompanha este blog já sabe que o Fusca fabricado até 1968 não possuía espelho retrovisor externo de fábrica. Apesar desse acessório estar disponível nas próprias

Leia mais »
BULLDOG

TAPETES COLORIDOS

Tapetes FENICE. Os tapetes coloridos foram utilizados em profusão nos anos 60/70. Todavia, atualmente, poucos carros antigos exibem esse acessório, o que o torna relativamente

Leia mais »
ALAVANCA DE CAMBIO DOBRAVEL

ALAVANCA DE CÂMBIO DOBRÁVEL

Anúncio de fevereiro de 1955.   Apesar de incomum no Brasil, a alavanca de câmbio dobrável foi um equipamento que figurava em praticamente todos os

Leia mais »
NATAL

FELIZ NATAL A TODOS!

Feliz Natal e próspero Ano Novo a todos os leitores deste blog. Voltaremos em janeiro com mais novidades! Um forte abraço aos que nos seguem!

Leia mais »
ALPARGATAS

CAPA DO BAGAGEIRO

Para uma família numerosa, os dois porta-malas do Fusca talvez não sejam suficientes para acomodar todas as malas necessárias para aquela tão esperada viagem de

Leia mais »
PORTA RIFLE

PORTA RIFLE

Esse acessório é tipicamente americano: um porta rifle para ser usado no interior do veículo  Aberta a temporada de caça, conveniente um suporte para adequadamente

Leia mais »
AMORTECEDOR DO CAPÔ DIANTEIRO

BRACINHO ARTICULÁVEL

Abastecendo o Fusca. O antigo sistema de abertura do capô dianteiro do Fusca, na forma de um braço articulável, sempre foi motivo de preocupação para

Leia mais »
GRADE DE PROTEÇÃO DO FAROL

GRADE DE PROTEÇÃO DO FAROL

O protetor de farol era um acessório essencial nas pistas de rallye.   O protetor ou grade do farol era um acessório obrigatório nos Fuscas

Leia mais »
CINZA FUSCAS NACIONAIS

CINZA HIMALAIA

Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1985 e 1986, código L-9973. Código de plaqueta: 047. Fusca 1986.

Leia mais »
CAPTADOR DE AR DO CAPÔ DIANTEIRO

GRELHA DO CAPÔ DIANTEIRO

Aletas no capô: novidade para os modelos 1974. Uma das novidades para a linha 1974 foi a introdução de um novo sistema de ventilação para

Leia mais »
BAQUELITE

BAQUELITE

Leo Hendrik Baekeland (1863-1944), inventor da baquelite. A baquelita, também chamada de baquelite. é uma resina sintética, à base de fenol e formaldeído, quimicamente estável

Leia mais »