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VOLANTE ROB
A ROB foi uma empresa paulistana que marcou época por conta da qualidade, beleza e peculiaridade dos acessórios automotivos que fabricou nos anos 60 e
EVOLUÇÃO DAS MAÇANETAS INTERNAS
Maçanetas internas. 1950-1952: De 1950 a setembro de 1952, o Fusca possuía um conjunto de uma manivela de acionamento do vidro da porta, com botão,
SUSPENSÃO DIANTEIRA
Uma das maneiras de verificar a integridade e originalidade de um Fusca, é observar se a suspensão dianteira possui o número de série original. Esse
MEDIDAS DAS RODAS E PNEUS
Segue abaixo, as medidas originais das rodas e pneus utilizados no Fusca. ANO/MODELO MEDIDA DO ARO DA RODA MEDIDA DOS PNEUS PRESSÃO DOS PNEUS* 1950-Out/1952
NORFOL
A empresa paulistana NORFOL parou de fabricar chupetas para produzir acessórios automotivos. Ficou famosa pelos protetores de pára-choque que produziu para o Fusca, Kombi, Zé
FUSCA 1956
Para quem quiser conhecer um pouco do Fusca 1956, principalmente quanto a detalhes de originalidade, acompanhe a restauração desse veículo no link www.fusca1956.blogspot.com .
BOTÕES DE PAINEL COM LOGO VW
Trocar os botões originais do Fusca era algo relativamente comum nos anos 60. Estes, em particular, possuem o logo VW. Possivelmente eram fornecidos pelos próprios
VENTOINHA
Diferenças entre a ventoinha do motor 1200 e 1300/1500/1600 do Fusca. Apesar das diferenças, são peças intercambiáveis entre si. 1200, frente. 1200, trás. 1300, frente.
BARRACA AUTOMÁTICA
Como conseguir acampar levando consigo todos os equipamentos necessários para o conforto de sua família? Ainda mais se o seu carro fosse um Fusca? O
PARAFUSO OCO DO VOLANTE DO MOTOR
Diferenças entre o parafuso oco do volante do motor (part number 111.105.305) do Fusca 1200 e 1300. O parafuso do 1300 é maior. Parafuso do
MARGARIDA
O calço de plástico que fica entre a tampa da carcaça de câmbio e o tubo do semi-eixo do Fusca é conhecido popularmente como “margarida”.
PRATA LUNAR METÁLICO
Cor utilizada no Fusca pela VW do Brasil entre 1993 a 1996. Código 2086 VW. Código Polidura: 10.792 Centauro 200. O primeiro Fusca saído da
BARATINHAS, ALÇAS, GANCHOS E CABIDES
Baratinhas, alças, ganchos e cabides. Vamos falar um pouco sobre isso. A alça traseira de segurança era fixada por meio de um gancho e dois parafusos.
TRAVA DE PEDAL
Cuidar bem do Fusca não significa apenas mantê-lo com a manutenção em dia, limpo e brilhante. É preciso também zelar para que ele não nas
MOTOR INDUSTRIAL VW
Com o objetivo de atender as necessidades da indústria e agricultura, a Volkswagen disponibilizou, desde o início dos anos 50, um motor industrial de funcionamento
LACRE DO VELOCÍMETRO
Velocímetro do Fusca com hodômetro total. Por conta do indefectível “jeitinho brasileiro” e para evitar a adulteração da quilometragem real do hodômetro, principalmente durante o
CADEIRINHA
Cadeirinha: designação popular dada à parede do compartimento do estepe. A chapa de reforço que forma a parede do compartimento do pneu sobressalente, dado seu
1300
1967: estreia do motor 1300. O lançamento do Fusca 1300, em Janeiro de 1967, veio acompanhado de uma grande campanha publicitária por parte da VW
RADIO BLAUPUNKT HAMBURG
Possuir um rádio no carro é algo bem comum hoje em dia. Antigamente, contudo, chegava a ser um luxo, principalmente nos anos 50, época em que
PLAYBOY
Manopla de câmbio Playboy. Diz-se que “playboy” é um homem geralmente jovem, rico e ocioso, que se entrega a uma vida social intensa, ao convívio
EVOLUÇÃO DO BERÇO DO ESTEPE
1950-1955. A chapa posterior inferior do alojamento do pneu sobressalente (Peça Nº 113.805.583.1) também é conhecida como “berço do estepe”. Essa chapa evoluiu ao longo
TRILHOS DO CHIQUEIRINHO
Os Fuscas alemães de 1950 a 1954 foram equipados com dois trilhos paralelos instalados no compartimento localizado atrás dos bancos traseiros, o popular e conhecido
ELTRON (SWF)
Anúncio de julho de 1963. A empresa ELTRON ELETRÔNICA SÃO PAULO S.A. fundada em 1945, foi fabricante de micro-motores especiais, motores para limpadores de pára-brisa
C I T R O N
A empresa CITRON EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS LTDA., então localizada na Av. Júlio de Castilhos, nº 440, Conjunto 132, Porto Alegre (RS), foi fabricante de diversos produtos
VERMELHO VINHO L1057
Cor utilizada pela VW do Brasil entre a segunda quinzena de janeiro de 1964 e 1965 no Fusca e na Kombi Luxo. Código L1057.
SUPORTE RT DO DÍNAMO
Dínamo, ó dínamo, esse eterno incompreendido! Fazer reparos no dínamo do Fusca, quando necessário sua retirada, dá sempre bastante trabalho. Trocar as escovas, bobina de campo,
MANGELS
Anúncio de setembro de 1970. A empresa MANGELS INDUSTRIAL S.A., sediada em São Paulo (SP), é famosa pela fabricação de rodas para o setor automobilístico.
RELÓGIO IMANTADO GRÉ
Dos diversos tipos de relógios que podiam ser instalados no Fusca, o mais prático – e, certamente, o menos oneroso, era adquirir um relógio imantado
MANOPLA DE CÂMBIO GRAND PRIX
Trocar a manopla ou bola de câmbio do Fusca era extremamente comum nos anos 60 e 70. Nada melhor quando o tema remete à velocidade.
MOLDU-STOP-RÉ
Fusca 1500 com brake-light. A luz de freio tem por finalidade indicar que o veículo está sendo freado ou está parado, evitando-se uma colisão traseira,
ALFI
Sair logo cedo com o Fusca para um piquenique em família é um ótimo programa de domingo. Apreciar a paisagem, esquecer um pouco dos problemas do
SOVAQUEIRA
A porta do Fusca, tal como ocorria com a maioria dos carros nacionais fabricados nos anos 50 e 60, não possuía forração que revestisse toda
MINI VOLKS
Localizado em Gramado (RS), o Mini Mundo é parada obrigatória para os turistas que visitam a cidade. Com escala de 1:24, o Mini Mundo
OS “TAMBOURÕES” DA SERVOPA
A SERVOPA S.A., concessionária VW de Curitiba, foi fundada em 1955 pelo imigrante alemão Rudolf Richard Petersohn. Nascido em 1911, na cidade de Leipzig, Alemanha,
TRIÂNGULO DE SINALIZAÇÃO
Todo cuidado é pouco, principalmente à noite, quando diminui a visão do motorista e a probabilidade de acidentes aumentam. Todavia, seja dia ou seja noite,
LEMAR
Anúncio de dezembro de 1967. A LEMAR foi uma antiga concessionária Volkswagen em São Paulo (SP), situada na Avenida Jabaquara, 2177. Pertenceu ao empresário Reginaldo
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SUPORTE DE FIXAÇÃO DA BATERIA
Bateria para Fusca. A bateria do Fusca sempre foi fixada no assoalho do veículo, do lado direito, embaixo do banco traseiro. Ao longo do

BORRACHA DE PORTA (1950-1996)
Borracha de porta do Fusca. A guarnição ou borracha da porta do Fusca, que tem a função de vedar o local contra a entrada

KOMBI 1964
Kombi 1964. A Kombi 1964 foi numerada a partir do chassi de nº B4 070.309 (janeiro) até o chassi de nº B4 082.742 (dezembro).

FUSCA 1950 COM PEÇAS DE 1938?
Fusca 1950. Não gostaria de importunar os leitores a respeito da recente descoberta do Fusca 1950 com apenas 14.000 km em São Paulo, cuja repercussão

BLITZ. UM DESCONHECIDO CAÇA MULATA NACIONAL
O caça mulata de para-brisa em ação! O caça-mulata de para-brisa já foi abordado por nós em um post mais antigo (clique aqui

KOMBI 1965
Kombi 1965. A Kombi 1965 era disponível para o grande público nas versões Luxo (tipo 204), Standard (tipo 231), Furgão (tipo 211), 6 Portas (tipo

BUGGY MEYERS MANX
Buggy Meyers Manx: a origem de um estilo. Bruce Franklin Meyers (1926-2021) é considerado o inventor do buggy, veículo com carroceria em fibra de vidro

QUE ACESSÓRIO É ESSE?
Berço de estepe original de um Fusca 1952. Como nossos leitores já sabem, o Fusca até início de agosto de 1955 tinha o

FUSCA 1967
Fusca 1967 Luxo. O Fusca modelo 1967 foi lançado no dia 16 de janeiro de 1967, começando pelo chassi nº B7 336.101 e terminando o

PINTURA ELETROSTÁTICA, EPÓXI OU A PÓ. SEU USO NA RESTAURAÇÃO DO FUSCA.
Aplicação da tinta a pó. A pintura eletrostática, também conhecida como pintura a pó ou pintura epóxi, é um processo de pintura realizado em metais

FORRAÇÃO DE TETO 1960-1973
Padrão da forração de teto de 1965 a 1973. A forração de teto do tipo pintadinho/furadinho foi introduzida pela Volkswagen do Brasil em 1960.

O FUSCA 1954 DE PETER NIELSEN. UM SHOW DE ACESSÓRIOS RAROS!
Fusca 1954. Peter Nielsen é um entusiasta de Fuscas e de acessórios de época. Morador da cidade de Silkeborg na Dinamarca, Peter é proprietário de um

DOBRADIÇA DO CAPÔ DIANTEIRO
Dobradiça do capô dianteiro. A dobradiça, braço ou suporte do capô dianteiro é um conjunto de duas peças metálicas que sustentam o a tampa do

EDELWEISS, A FLOR DOS ALPES ENFEITANDO O FUSCA
Edelweiss: flor do amor que só é encontrada nos alpes europeus. Edelweiss é o nome de uma flor que floresce apenas nos alpes europeus, principalmente

CAPRI BLUE – L335
Fusca na cor Capri blue. Cor utilizada pela Volkswagen entre agosto de 1957 a julho de 1959. Código L335.

CARROS BRASILEIROS NOS RECENTES ENCONTROS DE VW NA EUROPA
Karmann-Ghia TC. Todos nós sabemos que os Volkswagens fabricados no Brasil estão cada vez mais na mira dos europeus. De fato, a maioria

HESSISCH OLDENDORF – 8º ENCONTRO INTERNACIONAL DE VOLKSWAGENS ANTIGOS
8º Encontro Internacional de Fuscas e derivados. A pequena cidade de Hessisch Oldendorf, localizada na Alemanha no distrito de Hamelin-Pyrmont, no estado de Baixa Saxônia,

AUTO ESTOJO ZELAX
Auto Estojo Zelax. Na década de 1960, a empresa paulistana Zelax Automobilística Ltda, aproveitando o estrondoso sucesso de vendas dos veículos Volkswagen, lançou

EVOLUÇÃO DO ESPELHO RETROVISOR INTERNO DO FUSCA
O espelho retrovisor interno do Fusca tem a óbvia finalidade de aumentar o campo de visão do motorista, sem a necessidade de virar para trás,

VARIANT PATRULHEIRO
Variant Patrulheiro 1971. Em agosto de 1970, com o lançamento da linha 1971, a Volkswagen do Brasil lançou a Variant Patrulheiro, destinada a múltiplas

EVOLUÇÃO DAS PORTAS DO FUSCA
Portas vincadas de Fusca. Ao longo de sua trajetória, as portas do Fusca sofreram inúmeras alterações que ora passamos a abordar. As modificações dizem respeito

1981: 20.000.000 DE FUSCAS PRODUZIDOS
20.000.000º Fusca produzido no mundo. No dia 15 de maio de 1981 a Volkswagen comemorou a produção do 20.000.000º Fusca. A unidade de número 20.000.000 foi produzida

ESPELHO RETROVISOR EXTERNO – METALÚRGICA CARTO
Espelho retrovisor externo: acessório original VW. Como os leitores deste blog sabem, até 1968 o Fusca saia de fábrica sem o espelho retrovisor

FUSCA 1300 GL
Fusca 1300 GL na cor azul laguna. O Fusca 1300 GL foi uma edição especial e exclusiva lançada pela VW do Brasil em novembro de

PROTETOR DA FORRAÇÃO FRONTAL DA KOMBI
Protetor dos óculos. O revestimento do painel dianteiro da Kombi, também conhecido por óculos, por estar muito próximo dos pés dos ocupantes, está mais sujeito

EVOLUÇÃO DO PAPELÃO DO PORTA-MALAS
Papelão utilizado de 1950 a 1º de outubro de 1952. O revestimento da mala dianteira do Fusca, conhecido popularmente como papelão do porta-malas,

BURETA DE CONSUMO
Bureta para medição do consumo de combustível. Na década de 1950 e 1960, quando um cliente chegava em uma concessionária VW reclamando do consumo excessivo

ZÉ DO CAIXÃO
VW 1600: vulgo Zé do Caixão. Zé do Caixão é a designação popular dada ao veículo VW-1600 ou Sedan 4 portas (tipo 103) fabricado pela

CURITIBA VOLKSFEST 2022
Curitiba Volksfest 2022. Regado a muito chopp, boa comida e rock and roll, aconteceu entre os dias 30 de abril a 1º de maio de

A REPERCUSSÃO DA VENDA DO FUSCA 1952 EM ÁGUAS DE LINDÓIA
Fusca 1952 vendido em Águas de Lindoia. Entre os dias 21 a 24 de abril de 2022 ocorreu o 7º Encontro Brasileiro de Automóveis Antigos

KOMBI TETO ALTO
O teto alto para a Kombi foi um equipamento fabricado pela Karmann-Ghia do Brasil na década de 1980, visando aumentar sua área útil em aproximadamente

EVOLUÇÃO DA BOMBA DE GASOLINA
Bomba de gasolina do Fusca. A bomba de gasolina é um componente de acionamento mecânico utilizado nos motores refrigerados a ar para bombear o combustível

LORENZ
Rádio Lorenz. Lorenz é uma marca alemã de rádios automotivos que equiparam os Fuscas Split e Porsche no início da década de 1950 e 1960

DEFLETOR DE CHUVA
Defletor de chuva no quebra-vento. Nos idos da década de 1950 e 1960, foi desenvolvido na Alemanha um acessório bastante útil em dias de

BOTÃO DE IGNIÇÃO (1950-1953)
Fusca 1950: ignição acionada por um botão no painel. Para quem não sabe, a ignição do motor do Fusca, nos seus primeiros anos de

CHAPA DE REFORÇO DO CAPÔ DIANTEIRO
Capô dianteiro do Fusca. O capô dianteiro passou para uma série de modificações ao longo da trajetória do Fusca, muitas das quais já foram abordadas