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Postagens exclusivas Opasgarage:

ESTRIBOS

Os estribos do fusca datam a idade do projeto: anos 30. Naquele tempo e nos anos que se seguiram, era comum os carros possuírem estribos.

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PÁRA-CHOQUES NORJA

Fusca alemão modelo 1968. Em agosto de 1967, já como modelo 1968, os fuscas alemães ganharam novos pára-choques: os conhecidos pára-choques quadrados. Fusca 1300 e 1500 modelos

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EVOLUÇÃO DOS FARÓIS 1950-1959

Os Fuscas alemães (1950-1959) usavam faróis da marca Bosch ou Hella. Eram faróis simétricos com lâmpadas, 6v. As empresas Bosch e Hella eram fornecedores oficiais de faróis

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MORCEGO !

1952. Meia noite. Todos dormem. Não há vivalma na rua. Alguns morcegos trissavam ao longe. Contudo, aguçando os ouvidos, escutava-se outro tipo de ruído. Intermitente. Vinha de uma pequena garagem. Lá

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LIXEIRA

 Jogo rápido. Lixeira. Para ser instalada embaixo do painel. Feito em material plástico, com parafuso de fixação. Vale pelo anúncio, onde a lixeira aparece instalada

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PAINEL RALLYE MOTOMETER

  Um dos acessórios mais raros da era do fusca oval foi, indubitavelmente, o painel rallye feito pela alemã Motometer, especializada na fabricação de instrumentos de

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VIAJANDO NO TEMPO

Volte por um instante no tempo, caro leitor. Imagine-se nos anos 50. Joseph está ansioso com a viagem. Serão alguns dias na estrada. Há meses vem se preparando para

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FAROL DE MILHA DE CAPUZ

 A instalação clássica do farol de longo alcance (mais conhecido como farol de milha) no Fusca é feita, normalmente, nos suportes dos pára-choques ou sobre

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ÁGUAS DE LINDÓIA 2011

Algumas fotos do maior encontro de automóveis antigos da América Latina. Obviamente, sob o enfoque dos VWs a ar, peças e acessórios de época.

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PENTEADEIRA DE PUTA!

1963. Dezembro. Tempo de dar um presente para o fusca. Ou vários. Se exagerar, o povo não perdoa: vira penteadeira de puta! Enfeitados tal e

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CAFETEIRA

O europeu gosta de viajar. Se for com seu próprio carro, todo o conforto e conveniência são sempre bem-vindos. Por que não uma cafeteira no

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CHAPÉU DE BRUXA

O Fusca sempre esteve em constante evolução. Foram mais de 2.500 modificações ao longo dos anos. A maioria imperceptível ao público em geral. Afinal, o

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TROCA DE ÓLEO

Nos anos 50 e 60, a fábrica da Volkswagen recomendava que a troca de óleo do Fusca devia ocorrer a cada 2.500 km. Para controlar a

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TRAVA DE MAÇANETA INTERNA

 Antes de a Volkswagen do Brasil introduzir as maçanetas de gatilho e os pinos de porta – que ocorreu somente a partir de 1978 – era muito fácil abrir

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DÍNAMO DUPLO

O dínamo é um gerador de energia elétrica que serve para manter o sistema elétrico do fusca em funcionamento e recarregar a bateria. A função

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TRANS AIR

Curioso acessório nacional, anos 60/70, para encher o pneu vazio, em uma emergência.    Constituia-se de uma mangueira, que era conectada, em uma das pontas

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BEE CATCHER

Quem tem um fusca sabe da deficiência na entrada de ar em seu interior. As ventarolas originais ajudam nessa tarefa, porém foram desenvolvidos apetrechos adicionais com

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ALARGADOR DE BITOLA

O alargador de bitola surgiu para melhorar a estabilidade do fusca, principalmente em curvas. Anúncio acima é de fevereiro de 1972. Entre os diversos fabricantes da

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TRAVA DE CÂMBIO

Nos anos 60, depois da chave-geral (veja em http://opasgarage.blogspot.com/2011/04/chave-geral.html) e da trava da ventarola (conhecida popularmente como pega-ladrão) a trava de câmbio era o item

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PUTA QUE O PARIU!

Nomes populares para partes, peças, acessórios e tudo o mais relacionado ao Fusca são comuns. Amendoim, árvore, asa de morcego, avental, bacalhau, bacia, bagagito, balãozinho, banana, bananinha,

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CHAVE GERAL

Uma das maneiras que os proprietários encontravam para melhorar a segurança do Fusca era instalar uma chave geral, que cortava a corrente elétrica do carro. O funcionamento é

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DEFLETOR DE ÓLEO

Recebi do amigo EliSedan informações sobre uma peça mecânica que, apesar de ser original de linha de montagem do fusca, poucas pessoas conhecem, porque era removida

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BENAUTO

MUDANDO O VISUAL

O luxo e a simplicidade. O sofisticado e o singelo. O aristocrático e o popular. O portentoso e o espartano. O caro e o barato.

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BRINQUEDO

FUSCA A CORDA

Um Fusca de brinquedo movido a corda é algo que todo mundo já viu, brincou ou, ao menos, imagina que exista. Fusca movido a corda

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GRAVATA

O FUSCA DE GRAVATA

Desde a minha concepção, fui cercado de pessoas engravatadas. Lá estavam meus pais – sim, tenho dois – cuidando para que eu tivesse um bom

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1200 x 1300

CONDENSADOR 1200 X 1300

 Diferenças entre o suporte do condensador de um motor 1200 e 1300. Como o distribuidor do motor 1200 difere do 1300, também o suporte de

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BATE PÉ

PROTEGENDO-SE DO PÉ

“Meu pé, meu querido pé, que me aguenta o dia inteiro …” Muitos já devem ter ouvido essa passagem da música infantil chamada “Meu Pé,

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AQUECEDOR DE ÓLEO

AQUECEDOR DE ÓLEO

No inverno, é comum uma certa dificuldade em dar partida aos veículos, principalmente quando falamos de locais com invernos mais rigorosos, como nos EUA, Europa

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A. TRIVELLATO

ÍMÃS DE PAINEL

Jesus Cristo e Nossa Senhora Aparecida, São Jorge e Cristóvão, demais santos e santas, acompanham o Fusca há longa data, cujas imagens são fixadas magneticamente

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AKIHITO

A REALEZA E O FUSCA

  O Fusca sempre foi um símbolo da democracia. Transitou entre as mais diversas classes sociais, dos pobres aos ricos, do remediado ao empresário bem sucedido,

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KARMANN GHIA

TRAILER PARA ANIMAIS

A Karmann-Ghia do Brasil, além de ter fabricado os veículos Karmann-Ghia, TC, SP1 e SP2,  adaptações na Kombi que redundaram em motorhomes, ambulâncias  e outros

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CARBURADOR DFV

CARBURADORES DFV

A empresa D.F. VASCONCELLOS S.A (DFV), fundada em abril de 1941, tinha sede na Av. Indianópolis, 1.706, em São Paulo (SP), tendo sido fabricante de

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PESTANA DO FAROL

SOBRANCELHA

A pestana do farol, também conhecida como viseira ou sobrancelha, é um acessório tipicamente europeu que, com o passar dos anos, proliferou-se para os demais

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DAYTONA

SANDRINI. O VOLANTE HERMANO

Os volantes da marca SANDRINI, fabricados na Argentina, foram importados para o Brasil nos anos 70 e 80. Eram volantes marcadamente esportivos. Equipou a maioria

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ESCAPAMENTO

ESCAPAMENTOS NORMA

 A Norma Escapamentos, empresa sediada no Rio de Janeiro, fabricou escapamentos esportivos para a linha Volkswagen nos anos 70. A bandeira quadriculada ao lado de

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HELLA

VENTILADOR HELLA

Sem sombra de dúvidas, o ventilador mais cobiçado para o Fusca, principalmente os split e ovais, é o ventilador fabricado pela empresa alemã HELLA.  Esse

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MINI PORTA-TRECO

MINI PORTA-TRECO

 Diversos foram os tipos de porta-objetos feitos para serem utilizados no Fusca.  Um deles foi o mini porta-treco instalado sob o painel, do lado do

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PORTA-LANTERNA

PORTA-LANTERNA

Possuir uma lanterna no interior do veículo é sempre útil.  Para facilitar o acesso e a guarda da lanterna, recomendável usar-se um porta-lanterna fixado na

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EDMORBA

KOBASIL

 A empresa brasileira KOBASIL UNIVERSO criou no início dos anos 70 um pisca-pisca sequencial para uso exclusivo do VW 1500.  Uma sequência de luzes acendia-se

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CRAVOS

PREGOS

 O prego ou cravo roscado, peça original de nº 111.701.624 A, é utilizado no Fusca na fixação de parte do revestimento interno e junto com

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FUSCA 1955

1955

Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria dos Fuscas fabricados em 1955. O chassi nº 1-781.885

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ARPRA

ARPRA

A METALÚRGICA ARPRA LTDA. foi uma importante indústria paulistana fabricante de miniaturas, principalmente de caminhões na escala 1:50. Fabricou miniaturas de Volvos, Scanias e Mercedes

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ALAVANCA DE CÂMBIO KOJI

KOJI

A empresa paulistana INDÚSTRIA E COMÉRCIO KOJI LTDA., fabricou, nos anos 70, diversos acessórios para o Fusca: volantes esportivos, forração lateral personalizada, encosto de cabeça,

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FUSCA 1956

1956

Fusca 1956.   Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria dos Fuscas fabricados em 1956. O

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FUSCA 1954

1954

Fusca 1954, Strato Silver metálico, Código L227. Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria dos Fuscas

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FUSCA 1951

1951

Fusca 1951, cor Azure Blue, Código L36. Tabela  com   os   números  de  chassi, motor,  caixa de câmbio,  quadro  da suspensão dianteira e carroceria

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FUSCA 1950

1950

Fusca 1950. Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria dos Fuscas fabricados em 1950. O chassi

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