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ÁUREA
Quem acompanha este blog já sabe que o Fusca fabricado até 1968 não possuía espelho retrovisor externo de fábrica. Apesar desse acessório estar disponível nas próprias

MANIVELA DE ACIONAMENTO MANUAL DO MOTOR
KDF com alavanca de acionamento manual do motor. Na história do automóvel, a partida elétrica do motor foi criada em 1912 com o lançamento nos

TAPETES COLORIDOS
Tapetes FENICE. Os tapetes coloridos foram utilizados em profusão nos anos 60/70. Todavia, atualmente, poucos carros antigos exibem esse acessório, o que o torna relativamente

EVOLUÇÃO DOS PÁRA-CHOQUES.
Até maio de 1949 o Fusca (então KDF) utilizava pára-choque de lâmina lisa e pintado na cor da carroceria. As garras de proteção tinham o

ALAVANCA DE CÂMBIO DOBRÁVEL
Anúncio de fevereiro de 1955. Apesar de incomum no Brasil, a alavanca de câmbio dobrável foi um equipamento que figurava em praticamente todos os

FELIZ NATAL A TODOS!
Feliz Natal e próspero Ano Novo a todos os leitores deste blog. Voltaremos em janeiro com mais novidades! Um forte abraço aos que nos seguem!

CAPA DO BAGAGEIRO
Para uma família numerosa, os dois porta-malas do Fusca talvez não sejam suficientes para acomodar todas as malas necessárias para aquela tão esperada viagem de

PORTA RIFLE
Esse acessório é tipicamente americano: um porta rifle para ser usado no interior do veículo Aberta a temporada de caça, conveniente um suporte para adequadamente

BRACINHO ARTICULÁVEL
Abastecendo o Fusca. O antigo sistema de abertura do capô dianteiro do Fusca, na forma de um braço articulável, sempre foi motivo de preocupação para

GRADE DE PROTEÇÃO DO FAROL
O protetor de farol era um acessório essencial nas pistas de rallye. O protetor ou grade do farol era um acessório obrigatório nos Fuscas

CINZA HIMALAIA
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1985 e 1986, código L-9973. Código de plaqueta: 047. Fusca 1986.

GRELHA DO CAPÔ DIANTEIRO
Aletas no capô: novidade para os modelos 1974. Uma das novidades para a linha 1974 foi a introdução de um novo sistema de ventilação para

BAQUELITE
Leo Hendrik Baekeland (1863-1944), inventor da baquelite. A baquelita, também chamada de baquelite. é uma resina sintética, à base de fenol e formaldeído, quimicamente estável

RON PETRO
Confesso que gosto muito de cartoons de Fusca. E, como tal, não poderia deixar de acompanhar o trabalho de RON PETRO, artista americano de grande

GUIA DO BATENTE DA PORTA
Chapa de segurança. Novidade em 1967. Com o objetivo de aumentar a segurança do Fusca e evitar que a porta se abra numa eventual deformação

CRUZ DE MALTA
A SCORRO S/A Indústria e Comércio, então situada na Rua Guaranésia, 421, Vila Maria, São Paulo (SP), é uma importante fabricante de rodas esportivas do

RÁDIO ROVELL
Logomarca da ROVELL. Rovell é marca de rádio automotivo. Antiga. Fundada nos anos 40 por Romeu Ivolela. Já não existe mais. Tinha por razão

ESTOJO DE PEÇAS ORIGINAIS
Catálogo oficial VW com o estojo de peças em destaque. Entre os acessórios oficiais VW disponíveis nos anos 60, destaca-se o pouco conhecido e, portanto,

AMORTECEDOR DE DIREÇÃO
Amortecedor de direção. Novidade em 1963. Até o início de 1963 o Fusca não possuía amortecedor de direção. O item foi introduzido somente em

BARRA ESTABILIZADORA DIANTEIRA
Barra estabilizadora: novidade no Fusca em 1959. A barra estabilizadora tem por função forçar um maior contato entre o conjunto roda/pneu com o solo, reduzindo

DOUTOR VOLKSWAGEN
Cuidando do Fusca. Por mais que você cuide de seu Fusca, chega uma hora que ele precisa de um atendimento especializado. Besouro doente. Você percebe

ESPELHO PANORÂMICO
Anúncio de maio de 1971. Para melhorar a visibilidade do motorista é possível instalar um espelho panorâmico no Fusca, cuja angulação e tamanho ajuda a

ACENDEDOR DE CIGARRO CIG-LIT
Anúncio de janeiro de 1967. Apesar de já termos tratado sobre o tema “Acendedor de Cigarro” em post anterior, volto à tona com o acessório,

ESTRUTURA DOS BANCOS DIANTEIROS. UM COMPARATIVO ENTRE 1955 E 1956.
Fusca 1955. Houve épocas em que o Fusca sofreu grandes modificações. Um desses períodos foi a mudança do modelo 1955 para o 1956. Apesar de

O LENDÁRIO CARA PRETA!
Fusca 1955, preto. Não, não se trata de um Fusca preto! Tampouco do famoso Fuscão Preto, protagonista da música de Almir Rogério que fez muito

MEU FUSCA
Reproduzo, abaixo, texto publicado por Luís Fernando Veríssimo no Jornal O Globo e na Gazeta do Povo em Curitiba nesse fim de semana. O

EVOLUÇÃO DO LAVADOR DE PÁRA-BRISA
Até março de 1960, o Fusca saia de fábrica sem qualquer equipamento para ejetar água no pára-brisa visando limpá-lo de qualquer sujidade. Esses apetrechos tinham

PRECISÃO SUÍÇA
Uma das principais virtudes do Fusca é o seu motor. Economia, durabilidade, confiabilidade, robustez e facilidade de manutenção são atributos que ninguém questiona. Mas, a

DA COR DO PECADO!
Bairro Pigalle em Paris. Vermelho é a cor associada à paixão, energia, desejo, excitação. Pigalle, por sua vez, é um bairro localizado na cidade de

LOCALIZAÇÃO DA CAIXA DE FUSÍVEIS
De 1950 a Outubro de 1952, o Fusca possuía duas caixas de fusíveis: uma localizada no painel dianteiro esquerdo, ao lado do tanque de combustível, com

CARTEIRA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Para bem construir o Fusca … Para vendê-lo com conhecimento de causa … Para não titubear na hora de oferecer ao cliente peças e acessórios

MUDANDO O VISUAL
O luxo e a simplicidade. O sofisticado e o singelo. O aristocrático e o popular. O portentoso e o espartano. O caro e o barato.

TABELA DE CORES FUSCA ALEMÃO 1950-1959
Período Fusca Luxo/Exportação Cor Código Fusca Standard Cor Código 07.49 a

FUSCA A CORDA
Um Fusca de brinquedo movido a corda é algo que todo mundo já viu, brincou ou, ao menos, imagina que exista. Fusca movido a corda

O FUSCA DE GRAVATA
Desde a minha concepção, fui cercado de pessoas engravatadas. Lá estavam meus pais – sim, tenho dois – cuidando para que eu tivesse um bom

CONDENSADOR 1200 X 1300
Diferenças entre o suporte do condensador de um motor 1200 e 1300. Como o distribuidor do motor 1200 difere do 1300, também o suporte de
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EVOLUÇÃO DO CINZEIRO DO PAINEL
Os Fuscas modelo exportação (Luxo) e cabriolet fabricados a partir de 1950 saíam de fábrica com um cinzeiro no painel. O cinzeiro possuía um formato
LUZ DE NEBLINA
O tráfego rodoviário impõe uma série de inconvenientes aos motoristas, dentre os quais a neblina, em especial na região Sul e Sudeste do Brasil, principalmente
CALHA DE CHUVA
A calha de chuva é um acessório simples, barato e de fácil instalação, sendo uma boa solução para manter os vidros desembaçados em dias de
GARAGEM RETRÁTIL
Coisa de alemão. A empresa METALLBAU KARL LENDERS fabricou nos anos 50 uma garagem portátil que podia ser usada para guardar o Fusca. Era
REFORÇO DO BERÇO DO ESTEPE
É relativamente comum perceber em alguns Fuscas alemães dos anos 50 uma chapa adicional no berço do estepe. Há algumas divergências quanto à sua finalidade:
CELERON
Bucha de celeron do Fusca. Celeron é um laminado industrial, duro e denso, fabricado através de aplicação de calor e pressão em camadas de tecido
METALÚRGICA MICRO LTDA
Bocal de abastecimento do óleo do Fusca feito pela MICRO. A METALÚRGICA MICRO LTDA, sediada em São Paulo (SP), foi fabricante de peças para a
IRMÃOS LANTIERI LTDA
A empresa IRMÃOS LANTIERI LTDA foi uma das grande fabricantes de matéria-prima para a confecção de bancos para automóveis no Brasil. A empresa foi fundada
FORIN
A empresa FORIN S/A Indústria e Comércio foi fabricante de fechaduras, batentes de porta, trinco do capô e bocal de abastecimento do óleo do Fusca.
FORNECEDORES DE TAPETES
Tapetes da marca Fisco. Fisco. Não! Não se trata da Receita Federal, Estadual ou Municipal. Fisco é marca da empresa alemã Schoeps, fabricante de tapetes
BORCOL
Anúncio de dezembro de 1972. A BORCOL INDÚSTRIA DE BORRACHA LTDA., de São Paulo (SP), fundada em 1959, é a maior fabricante da América do
DIANA
Borracha do assoalho do Fusca feito pela DIANA. A empresa DIANA PRODUTOS TÉCNICOS DE BORRACHA S.A., de São Bernardo do Campo (SP), foi fornecedora oficial
ELASTIC
ELASTIC S/A Indústria de Artefatos de Borracha, de Diadema (SP), empresa fabricante de borrachas, fornecedora da VW do Brasil. Borracha da tampa do cabeçote do
NARIZ DE PLACA
A lanterna da placa de licença, como o próprio nome sugere, possui como função iluminar a placa visando uma melhor identificação do veículo à noite
PERUCA DE FUSCA
A extinta empresa carioca MENSANA PLÁSTICOS IND. COM. E REPRESENTAÇÕES LTDA., então localizada na Av. Paranapuan, 23-26, Loja G, Rio de Janeiro, então estado da
TRILHO-GUIA DOS BANCOS DIANTEIROS
Os bancos dianteiros dos Fuscas fabricados até 1955 não possuíam a travessa de reforço unindo os trilhos. A travessa entre os trilhos começou a ser utilizada somente
BEGE JANGADA L7012
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1978. Código L7012. Código de plaqueta: 004. VW Sedan 1300-L 1978.
AZUL BÁLTICO L3019
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1977 e 1979. No Fusca, foi utilizada entre 1978 e 1979. Em 1977 apenas Brasília, Variant e Passat.
AZUL COLONIAL L3022
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1978 e 1979. Código L3022. Código de plaqueta: 008. VW Sedan 1300-L 1978.
AMARELO JAVA L6012
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1977 e 1978. Código L6012. Código de plaqueta: 003. VW Sedan 1300-L 1977.
AZUL CAIÇARA L3000
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1974 e 1975. Código L3000. VW Sedan 1300 1974. Kombi Standard 1975. SP2 azul caiçara. Brasília 1974.
BEGE GOBI L80BR
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1969 apenas no Zé do Caixão. Código L80BR. VW 1600 (vulgo Zé do Caixão) 1969.
VERMELHO CEREJA L554
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1969 e 1971. Código L554. VW Sedan 1300 1969.
AZUL GOLFO L390
1) Cor utilizada pela VW da Alemanha entre agosto de 1958 a julho de 1964. Código L390. Nos EUA essa cor é chamada de “Gulf
VERDE GUARUJÁ L1218
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1972. Código L1218. VW Sedan 1500 1972.
VERDE TURQUESA L380
Cor utilizada pela VW do Brasil entre outubro de 1960 e 1963. Código L380. Na Alemanha, foi utilizada entre agosto de 1960 a julho de
VERDE FOLHA L1210
Cor utilizada pela VW entre 1969 e 1972. Código L1210. VW Sedan 1300 1969. VW 1600 (vulgo Zé do Caixão) 1969. VW Sedan 1300 1970
BRANCO POLAR L8003
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1976 e 1978. Código Lazzuril 1064. Código Universal: L8003. Código de plaqueta: 002. VW Brasília 1976.
VERDE CARIBE L1768
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1967 e 1968. Código L1768. VW Kombi Pick-Up 1968.
PRATA CONTINENTAL L4748
Cor metálica utilizada pela VW do Brasil em 1980. Código L4748. VW Sedan 1300 Série Prata 1980.
BEGE IPANEMA L7018
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1979 e 1980. Código L7018. VW Sedan 1300-L 1980.
VERMELHO MÁLAGA L5007
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1976 e 1977. Código L5007. VW Sedan 1300-L 1976. (fonte: www.clubedofuscasantacruz.com.br) Kombi Luxo 1977.
BRANCO LÓTUS L282
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1969 e 1980. No Fusca o Branco Lótus foi utilizado, no Brasil, entre 1969 e 1975; na Kombi,
BRANCO PÉROLA L87
Cor utilizada pela VW do Brasil em outubro de 1960 a 1968 (exceto entre a segunda quinzena de janeiro de 1964 e novembro de 1964).
VERMELHO GRANADA L650
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1966 e 1968. Código L650. VW Sedan 1300 1968.