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CALÇO DE RODA
O calço de roda, mesmo nos dias atuais, tem lá sua serventia. Tem por finalidade travar as rodas para evitar que o veículo se locomova

D DE DEUTSCHLAND
Desde o início do século XX muitos países europeus adotaram um emblema que identificava, de imediato, a nacionalidade do veículo, ou seja, o país em

ESPELHO PARA AS DAMAS
Toda mulher é vaidosa, É da natureza feminina. Mirar-se em um espelho é ato incontrolável ao sexo oposto, quase um instinto. Se você tem

PAINEL LATERAL DIANTEIRO
Painel lateral dianteiro direito até 1970. A carroceria do Fusca, apesar de não parecer, sofreu ao longo dos anos diversas e constantes modificações. As mais

GLICÉRIO
Anúncio de janeiro de 1964. A antiga Metalúrgica Glicério S/A foi fundada em 1953. Foi a principal fabricante de calotas nos anos 60 para todas

UDEX
Vista aérea da sede da UDO HEUER S/A. A empresa curitibana UDO HEUER S/A, fabricante de auto peças, infelizmente fechou suas portas há alguns anos.

ÁUREA
Quem acompanha este blog já sabe que o Fusca fabricado até 1968 não possuía espelho retrovisor externo de fábrica. Apesar desse acessório estar disponível nas próprias

MANIVELA DE ACIONAMENTO MANUAL DO MOTOR
KDF com alavanca de acionamento manual do motor. Na história do automóvel, a partida elétrica do motor foi criada em 1912 com o lançamento nos

TAPETES COLORIDOS
Tapetes FENICE. Os tapetes coloridos foram utilizados em profusão nos anos 60/70. Todavia, atualmente, poucos carros antigos exibem esse acessório, o que o torna relativamente

EVOLUÇÃO DOS PÁRA-CHOQUES.
Até maio de 1949 o Fusca (então KDF) utilizava pára-choque de lâmina lisa e pintado na cor da carroceria. As garras de proteção tinham o

ALAVANCA DE CÂMBIO DOBRÁVEL
Anúncio de fevereiro de 1955. Apesar de incomum no Brasil, a alavanca de câmbio dobrável foi um equipamento que figurava em praticamente todos os

FELIZ NATAL A TODOS!
Feliz Natal e próspero Ano Novo a todos os leitores deste blog. Voltaremos em janeiro com mais novidades! Um forte abraço aos que nos seguem!

CAPA DO BAGAGEIRO
Para uma família numerosa, os dois porta-malas do Fusca talvez não sejam suficientes para acomodar todas as malas necessárias para aquela tão esperada viagem de

PORTA RIFLE
Esse acessório é tipicamente americano: um porta rifle para ser usado no interior do veículo Aberta a temporada de caça, conveniente um suporte para adequadamente

BRACINHO ARTICULÁVEL
Abastecendo o Fusca. O antigo sistema de abertura do capô dianteiro do Fusca, na forma de um braço articulável, sempre foi motivo de preocupação para

GRADE DE PROTEÇÃO DO FAROL
O protetor de farol era um acessório essencial nas pistas de rallye. O protetor ou grade do farol era um acessório obrigatório nos Fuscas

CINZA HIMALAIA
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1985 e 1986, código L-9973. Código de plaqueta: 047. Fusca 1986.

GRELHA DO CAPÔ DIANTEIRO
Aletas no capô: novidade para os modelos 1974. Uma das novidades para a linha 1974 foi a introdução de um novo sistema de ventilação para

BAQUELITE
Leo Hendrik Baekeland (1863-1944), inventor da baquelite. A baquelita, também chamada de baquelite. é uma resina sintética, à base de fenol e formaldeído, quimicamente estável

RON PETRO
Confesso que gosto muito de cartoons de Fusca. E, como tal, não poderia deixar de acompanhar o trabalho de RON PETRO, artista americano de grande

GUIA DO BATENTE DA PORTA
Chapa de segurança. Novidade em 1967. Com o objetivo de aumentar a segurança do Fusca e evitar que a porta se abra numa eventual deformação

CRUZ DE MALTA
A SCORRO S/A Indústria e Comércio, então situada na Rua Guaranésia, 421, Vila Maria, São Paulo (SP), é uma importante fabricante de rodas esportivas do

RÁDIO ROVELL
Logomarca da ROVELL. Rovell é marca de rádio automotivo. Antiga. Fundada nos anos 40 por Romeu Ivolela. Já não existe mais. Tinha por razão

ESTOJO DE PEÇAS ORIGINAIS
Catálogo oficial VW com o estojo de peças em destaque. Entre os acessórios oficiais VW disponíveis nos anos 60, destaca-se o pouco conhecido e, portanto,

AMORTECEDOR DE DIREÇÃO
Amortecedor de direção. Novidade em 1963. Até o início de 1963 o Fusca não possuía amortecedor de direção. O item foi introduzido somente em

BARRA ESTABILIZADORA DIANTEIRA
Barra estabilizadora: novidade no Fusca em 1959. A barra estabilizadora tem por função forçar um maior contato entre o conjunto roda/pneu com o solo, reduzindo

DOUTOR VOLKSWAGEN
Cuidando do Fusca. Por mais que você cuide de seu Fusca, chega uma hora que ele precisa de um atendimento especializado. Besouro doente. Você percebe

ESPELHO PANORÂMICO
Anúncio de maio de 1971. Para melhorar a visibilidade do motorista é possível instalar um espelho panorâmico no Fusca, cuja angulação e tamanho ajuda a

ACENDEDOR DE CIGARRO CIG-LIT
Anúncio de janeiro de 1967. Apesar de já termos tratado sobre o tema “Acendedor de Cigarro” em post anterior, volto à tona com o acessório,

ESTRUTURA DOS BANCOS DIANTEIROS. UM COMPARATIVO ENTRE 1955 E 1956.
Fusca 1955. Houve épocas em que o Fusca sofreu grandes modificações. Um desses períodos foi a mudança do modelo 1955 para o 1956. Apesar de

O LENDÁRIO CARA PRETA!
Fusca 1955, preto. Não, não se trata de um Fusca preto! Tampouco do famoso Fuscão Preto, protagonista da música de Almir Rogério que fez muito

MEU FUSCA
Reproduzo, abaixo, texto publicado por Luís Fernando Veríssimo no Jornal O Globo e na Gazeta do Povo em Curitiba nesse fim de semana. O

EVOLUÇÃO DO LAVADOR DE PÁRA-BRISA
Até março de 1960, o Fusca saia de fábrica sem qualquer equipamento para ejetar água no pára-brisa visando limpá-lo de qualquer sujidade. Esses apetrechos tinham

PRECISÃO SUÍÇA
Uma das principais virtudes do Fusca é o seu motor. Economia, durabilidade, confiabilidade, robustez e facilidade de manutenção são atributos que ninguém questiona. Mas, a

DA COR DO PECADO!
Bairro Pigalle em Paris. Vermelho é a cor associada à paixão, energia, desejo, excitação. Pigalle, por sua vez, é um bairro localizado na cidade de

LOCALIZAÇÃO DA CAIXA DE FUSÍVEIS
De 1950 a Outubro de 1952, o Fusca possuía duas caixas de fusíveis: uma localizada no painel dianteiro esquerdo, ao lado do tanque de combustível, com
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TRAVA DE DIREÇÃO
Somente a partir do final de 1964, já como modelo 1965, o Fusca passou a ser equipado de fábrica com trava de direção. Até então, a ignição
BANANINHA
Sinalizadores na linha de produção da VW alemã. O conjunto eletromecânico utilizado como indicador de direção do Fusca ficou conhecido aqui no Brasil como “bananinha”.
BUZINA FANFARE
O som da buzina original do fusca é inconfundível. Beep-beep ! Faz parte da própria característica do carro. Porém, muitos proprietários, não satisfeitos com o
ROSSI
Anúncio de junho de 1968. A Metalúrgica Rossi brindou o Fusca com diversos acessórios, a cada dia mais difícil de serem encontrados. O anúncio acima é
LIMPADOR DE PÁRA-BRISA PANTOGRÁFICO (DJALMA, JOKON)
O limpador de pára-brisa pantográfico surgiu como acessório do Fusca nos anos 50, ainda na era dos modelos split window. Os primeiros modelos pantográficos foram
VIDEO FUSCA COM ACESSÓRIOS DE ÉPOCA
O vídeo acima mostra acessórios de época bem raros. Quantos você consegue contar? São dezenas. Percebe-se alguns items da Motometer (medidor combustível, medidor temperatura óleo,
BOTÃO DE BUZINA COM RELÓGIO
Os relógios de Fusca são itens raros e caros. Considerando a saga do besouro no Brasil (de 1950 a 1996), apenas os Fuscas split, fabricados entre
ESPELHO RETROVISOR INTERNO LUFT
O espelho retrovisor interno serviu de inspiração para criação de alguns acessórios inusitados e, obviamente, raros nos dias atuais. Substituindo o espelho original do Fusca,
POLICRISTAL
A Policristal, que tinha sede à Rua Piratininga, 571, Fone: 92-2427, em São Paulo, desenvolveu interessantes acessórios para o Fusca nos anos 60. O nome Policristal adveio
COFRE ANTONINHO
Anúncio de dezembro de 1967. Nos diversos países que tiveram o privilégio de comercializar o fusca com maior intensidade (exemplo de Brasil e EUA), desenvolveram-se, localmente,
LIMPADOR DO VIDRO DA PORTA
Um dos acessórios de época bem interessante é o limpador do vidro lateral da porta. O curioso apetrecho ficava fixado na canaleta superior e tinha por
VELOCÍMETRO COM HODÔMETRO PARCIAL
Disponível desde o início dos anos 50, o velocimetro com hodômetro parcial é um acessório bem procurado e díficil de ser achado. Eram fabricados pela
CAÇA MULATA DE PÁRA-BRISA
Chamo de spotlight o que aqui no Brasil é conhecido como caça-mulata.Trata-se de um farol auxiliar, que possui um sistema móvel permitindo o direcionamento manual
PORTA CHAPÉU
Até o final dos anos 50 o chapéu era um ítem obrigatório do vestuário masculino. O que antes era apenas moda, com o
RIMI
Precisando otimizar o espaço de seu fusca alemão? Rimi é a solução! Nos anos 50 a Rimi, empresa alemã, desenvolveu um engenhoso apetrecho para os
FARÓIS MARCHAL SEALED BEAM
Esse acessório é francês. Feito pela Marchal, substituia todo o conjunto de faróis originais. O novo farol ficava na posição vertical. Melhorava sensivelmente a iluminação
KAMEI
Acessório tem nome. Hella, Rossi, Cibiê, Iam, Arpra, Jokon, SWF, Norfol, Aprillia, Antoninho, Okrasa, Hazet, VDO, Motometer, Kienzle, Dehne, Wegu, Rosenthal, Truffi, Blaupunkt, Telefunken, Judson, Becker, Ghe Happpich,
ANTENAS TRUFFI
“Todo mundo queria ter um carro equipado com um rádio e uma antena Truffi!” A Indústria Metalúrgica Truffi S.A, fundada em 1952, foi, por muitos
REGULADOR DE VOLTAGEM
Originalidade. Para quem é detalhista, interessante começar a observar, também, os aspectos de originalidade do motor dos Fuscas. Não tenho dúvidas que o proprietário que pretende ver
PNEUS
Os primeiros fuscas usavam pneus aro 16 (mais finos e mais altos, medida 5:00/16). O fusca com aro 16 perdurou até outubro de 1952. A
PAINEL ACOLCHOADO
Nos idos dos anos 60, acolchoar a parte superior do painel era uma opção para quem queria personalizar o seu fusca. Alguns chamam esse acessório de “bigode”
BERND REUTERS
Bernd Reuters (1901-1958) Os prospectos de venda criados pela Volkswagen nos anos 50 constituem-se em verdadeiras obras de arte. Quem já teve a oportunidade de
DESEMBAÇADOR
1954. Desembaçador do tipo bastão instalado em um fusca oval. Como se sabe, a circulação de ar do fusca sempre foi um problema, pelo fato do
VOLKS ENFEITADO
Assim começa o título das poucas reportagens da Revista Quatro Rodas tratando de acessórios para o Fusca. É datada de setembro de 1964. O chamamento
ACESSÓRIOS OFICIAIS VW-BRASIL
Mais raro que os próprios acessórios é encontrar no Brasil algum catálogo de época com os acessórios disponíveis para o Fusca. Tão comum lá fora,
PROTETOR GRELHA
Esse também é de 1950. Era um protetor colocado na grelha do compartimento do motor do fusca. Tinha por função proteger a grelha da neve
HEBMÜLLER – CAPAS DE PROTEÇÃO
Esse acessório é antigo. De 1950. Para o mais raro dos Volkswagens: um Hebmüller. Capas de proteção do volante, laterais de porta, bancos dianteiros e capota.
FLAGPOLE, BALIZA
Baliza: acessório útil. Acessório muito comum nos EUA e Alemanha, a baliza tinha por finalidade precípua auxiliar nas manobras em lugares estreitos, principalmente próximo a
KARMANN GHIA
Acessórios para Karmann-Ghia são raros. Aí vai um. Um quebra-vento de acrílico feitos por Plásticos London, de São Paulo, Já que muitos sentiam falta do quebra vento
ASSOALHO
Originalidade. Acima, diferenças entre o assoalho usado no Fusca até 1955 (assoalho à direita) e do modelo 1956 em diante (assoalho à esquerda). A grande
CONSOLES
Anúncio de dezembro de 1968. A Fábrica de Maçanetas Universal, além de fabricar as maçanetas internas e externas para o fusca, desenvolveu um console que era
VARIG
Interessante (e rara) a foto abaixo, scanneada da revista alemã Gute Fahrt de dezembro de 1958. Os alemães estavam admirados que, no Brasil, com meios
FÓRMULA VEE
Em 1970 a Volkswagen lançou uma linha de acessórios exclusiva, que denominou de Fórmula Vee, inspirada nos carros de competição de mesmo nome. A Fórmula Vee existia
EVOLUÇÃO DO PAINEL 1950-1969
Da série originalidade do fusca alemão. A evolução do painel de 1950 a 1961. Até setembro de 1952: De outubro de 1952 até dezembro de