Garanta sua assinatura agora
Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage
Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.
Postagens exclusivas Opasgarage:
RON PETRO
Confesso que gosto muito de cartoons de Fusca. E, como tal, não poderia deixar de acompanhar o trabalho de RON PETRO, artista americano de grande
GUIA DO BATENTE DA PORTA
Chapa de segurança. Novidade em 1967. Com o objetivo de aumentar a segurança do Fusca e evitar que a porta se abra numa eventual deformação
CRUZ DE MALTA
A SCORRO S/A Indústria e Comércio, então situada na Rua Guaranésia, 421, Vila Maria, São Paulo (SP), é uma importante fabricante de rodas esportivas do
RÁDIO ROVELL
Logomarca da ROVELL. Rovell é marca de rádio automotivo. Antiga. Fundada nos anos 40 por Romeu Ivolela. Já não existe mais. Tinha por razão
ESTOJO DE PEÇAS ORIGINAIS
Catálogo oficial VW com o estojo de peças em destaque. Entre os acessórios oficiais VW disponíveis nos anos 60, destaca-se o pouco conhecido e, portanto,
AMORTECEDOR DE DIREÇÃO
Amortecedor de direção. Novidade em 1963. Até o início de 1963 o Fusca não possuía amortecedor de direção. O item foi introduzido somente em
BARRA ESTABILIZADORA DIANTEIRA
Barra estabilizadora: novidade no Fusca em 1959. A barra estabilizadora tem por função forçar um maior contato entre o conjunto roda/pneu com o solo, reduzindo
DOUTOR VOLKSWAGEN
Cuidando do Fusca. Por mais que você cuide de seu Fusca, chega uma hora que ele precisa de um atendimento especializado. Besouro doente. Você percebe
ESPELHO PANORÂMICO
Anúncio de maio de 1971. Para melhorar a visibilidade do motorista é possível instalar um espelho panorâmico no Fusca, cuja angulação e tamanho ajuda a
ACENDEDOR DE CIGARRO CIG-LIT
Anúncio de janeiro de 1967. Apesar de já termos tratado sobre o tema “Acendedor de Cigarro” em post anterior, volto à tona com o acessório,
ESTRUTURA DOS BANCOS DIANTEIROS. UM COMPARATIVO ENTRE 1955 E 1956.
Fusca 1955. Houve épocas em que o Fusca sofreu grandes modificações. Um desses períodos foi a mudança do modelo 1955 para o 1956. Apesar de
O LENDÁRIO CARA PRETA!
Fusca 1955, preto. Não, não se trata de um Fusca preto! Tampouco do famoso Fuscão Preto, protagonista da música de Almir Rogério que fez muito
MEU FUSCA
Reproduzo, abaixo, texto publicado por Luís Fernando Veríssimo no Jornal O Globo e na Gazeta do Povo em Curitiba nesse fim de semana. O
EVOLUÇÃO DO LAVADOR DE PÁRA-BRISA
Até março de 1960, o Fusca saia de fábrica sem qualquer equipamento para ejetar água no pára-brisa visando limpá-lo de qualquer sujidade. Esses apetrechos tinham
PRECISÃO SUÍÇA
Uma das principais virtudes do Fusca é o seu motor. Economia, durabilidade, confiabilidade, robustez e facilidade de manutenção são atributos que ninguém questiona. Mas, a
DA COR DO PECADO!
Bairro Pigalle em Paris. Vermelho é a cor associada à paixão, energia, desejo, excitação. Pigalle, por sua vez, é um bairro localizado na cidade de
LOCALIZAÇÃO DA CAIXA DE FUSÍVEIS
De 1950 a Outubro de 1952, o Fusca possuía duas caixas de fusíveis: uma localizada no painel dianteiro esquerdo, ao lado do tanque de combustível, com
CARTEIRA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Para bem construir o Fusca … Para vendê-lo com conhecimento de causa … Para não titubear na hora de oferecer ao cliente peças e acessórios
MUDANDO O VISUAL
O luxo e a simplicidade. O sofisticado e o singelo. O aristocrático e o popular. O portentoso e o espartano. O caro e o barato.
TABELA DE CORES FUSCA ALEMÃO 1950-1959
Período Fusca Luxo/Exportação Cor Código Fusca Standard Cor Código 07.49 a
FUSCA A CORDA
Um Fusca de brinquedo movido a corda é algo que todo mundo já viu, brincou ou, ao menos, imagina que exista. Fusca movido a corda
O FUSCA DE GRAVATA
Desde a minha concepção, fui cercado de pessoas engravatadas. Lá estavam meus pais – sim, tenho dois – cuidando para que eu tivesse um bom
CONDENSADOR 1200 X 1300
Diferenças entre o suporte do condensador de um motor 1200 e 1300. Como o distribuidor do motor 1200 difere do 1300, também o suporte de
MANGUEIRA DIANTEIRA DO AR QUENTE
No Fusca, o ar quente chega até o painel por meio de uma mangueira ou tubo flexível, que, conectado à caixa de ar, leva o
PROTEGENDO-SE DO PÉ
“Meu pé, meu querido pé, que me aguenta o dia inteiro …” Muitos já devem ter ouvido essa passagem da música infantil chamada “Meu Pé,
PROTETOR DO CÁRTER E DA CAIXA DE CÂMBIO
O protetor do cárter é um acessório que propicia a integridade do motor contra choques causados por desníveis nas estradas, pedras ou outros objetos que
AQUECEDOR DE ÓLEO
No inverno, é comum uma certa dificuldade em dar partida aos veículos, principalmente quando falamos de locais com invernos mais rigorosos, como nos EUA, Europa
ÍMÃS DE PAINEL
Jesus Cristo e Nossa Senhora Aparecida, São Jorge e Cristóvão, demais santos e santas, acompanham o Fusca há longa data, cujas imagens são fixadas magneticamente
VIOLETA POP METÁLICO L-5001
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1974. Código L-5001. Utilizada nos veículos Brasília, SP1, SP2, TL e Variant. VW SP2 1974. VW TL 1974.
A REALEZA E O FUSCA
O Fusca sempre foi um símbolo da democracia. Transitou entre as mais diversas classes sociais, dos pobres aos ricos, do remediado ao empresário bem sucedido,
TRAILER PARA ANIMAIS
A Karmann-Ghia do Brasil, além de ter fabricado os veículos Karmann-Ghia, TC, SP1 e SP2, adaptações na Kombi que redundaram em motorhomes, ambulâncias e outros
CARBURADORES DFV
A empresa D.F. VASCONCELLOS S.A (DFV), fundada em abril de 1941, tinha sede na Av. Indianópolis, 1.706, em São Paulo (SP), tendo sido fabricante de
CAIXA DE AR – SAÍDA FRONTAL DO AR QUENTE
A saída frontal do ar quente na caixa de ar do Fusca modificou-se ao longo dos anos. Até 1953, o formato da saída de ar
SOBRANCELHA
A pestana do farol, também conhecida como viseira ou sobrancelha, é um acessório tipicamente europeu que, com o passar dos anos, proliferou-se para os demais
CAPA DE TUCHO 1200 x 1300
Diferenças entre as capas de tucho do motor 1200 e 1300. A capa de tucho do 1200, como visto, é menor. De igual forma,
SANDRINI. O VOLANTE HERMANO
Os volantes da marca SANDRINI, fabricados na Argentina, foram importados para o Brasil nos anos 70 e 80. Eram volantes marcadamente esportivos. Equipou a maioria
Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage
Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.
Postagens exclusivas Opasgarage:
SAIA LATERAL DO PARA-LAMA
Saia lateral traseira do para-lama em um Fusca 1960. Na década de 1950 houve uma tendência das montadoras de veículos, principalmente nos EUA, de
FRISO DA SAÍDA DO AR QUENTE DO PAINEL
Frisos da extremidade do painel: novidade na linha 1962 do Fusca. A partir do lançamento do modelo 1958 do Fusca, a introdução de um
FUSCA 1300-N
Fusca Standard 1975. Há alguns meses, deparei-me com um anúncio de um Fusca em que o vendedor o descrevia com uma série especial feita
EVOLUÇÃO DA TAMPA DE INSPEÇÃO DA CAIXA DE DIREÇÃO
Tampa de inspeção: sua retirada permite acesso fácil à caixa de direção. A tampa de inspeção da caixa de direção do Fusca passou por
EVOLUÇÃO DAS MAÇANETAS EXTERNAS
Maçanetas do tipo geladeira: dois modelos foram fabricados: até 1955 e de 1956 a 1959. 1950 a agosto de 1955 Em seus primeiros
VOLANTE BUMERANGUE
Volante bumerangue: novidade da linha 1974. Em setembro de 1973, a partir do chassi nº BP 974.600, ocorreu o lançamento do modelo 1974 do Fusca.
PINTADOS OU GALVANIZADOS? PARTE III
Fechadura inferior do capô dianteiro do Fusca. Parece bobagem esse tipo de post, mas são os pequenos detalhes que revelam a verdade. Vejamos. A
ESPELHO BIFOCAL GHE
Catálogo de acessório da GHE com o espelho bifocal. A empresa GHE Happich foi um gigante no ramo de acessórios automotivos nas décadas de
1955. O ANO DO MILHÃO
1.000.000 de VWs produzidos em 1955. 1.000.000 é um número mágico. Chegar à conquista dessa marca é sempre motivo de comemoração. Fabricar 1 milhão
MONUMENTO
Estande de venda de carros usados da Monumento em foto de 1968. A Monumento S/A Veículos e Motores foi uma revendedora autorizada VW na
INSTRON
Boia e tampa de proteção da Instron para o Fusca. A Instron S/A Indústria e Comércio foi fabricante nacional de equipamentos elétricos para a
UM FUSCA ESPECIAL. OU SERIA ESPACIAL?
Fusca repleto de acessórios de época. No início de 1969 o Sr. Ary Primo Fagundes, morador da cidade de Porto Alegre (RS), encaminhou algumas fotos
A HOLANDESA RUSKA E SEU CASO COM GURGEL
Buggys Ruska. Paul Eduard Bram Huf (1924-2002) foi um festejado fotógrafo holandês de grande renome naquele país. Viajou o mundo para registrar em belas fotos
GALÃO EXTRA DE COMBUSTÍVEL FIXADO NO ESTEPE
Abastecendo o Fusca. Antigamente, abastecer um veículo podia não ser uma tarefa tão simples e corriqueira quanto é hoje. A quantidade de postos de gasolina
GAIATO
Jipe Gaiato. Gaiato, segundo os dicionários, significa divertido, brincalhão, malandro, quem não tem responsabilidades. Por outro lado, a expressão “entrar de gaiato” quer dizer
MORCEGO DA TAMPA DO MOTOR
Morcego ou morcegão da tampa do motor do Fusca. A chapa de escoamento de água da tampa do motor, peça nº 113.827.073-1, foi
PUDIM
Quadro da suspensão dianteira com destaque para o “pudim”. O batente de borracha da suspensão dianteira, peça nº 111.401.273, instalada no chifre localizado nas
ADESIVO PLÁSTICO. UMA MANIA DOS ANOS 60 E 70.
Adesivo plástico da Disbrave, concessionária VW de Brasília. Os adesivos plásticos foram uma febre na década de 1960 e 1970. Eram fixados principalmente nos
RESERVATÓRIO DO FLUIDO DE FREIO
Completando o nível do fluido de freio. Sem adentrar nas diversas modificações ocorridas no sistema de freio do Fusca ao longo de sua trajetória,
ANTIRRUÍDO DO COMPARTIMENTO DO MOTOR
Colocação do antirruído no Fusca na fábrica da VW em Wolfsburg, Alemanha. O antirruído localizado do compartimento do motor tem a função e minimizar a
CARVÃOZINHO DA BUZINA
“Beep-Beep”, sai da frente! Para bem andar de Fusca, a buzina deve estar em ordem. É uma questão de segurança. Obviamente, deve ser usada
METALLIC BLUE L35
Fusca 1953 na cor metallic blue. Cor metálica utilizada pela Volkswagen da Alemanha entre março de 1953 a janeiro de 1954. Código L35. Cor do
FRISOS DOS ESTRIBOS
Estribo do Fusca. Vamos abordar neste tópico um pouco da evolução do friso do estribo do Fusca, que sofreu algumas modificações ao longo da
VEÍCULO DO ASSINANTE. FUSCA 1962
Fusca 1962 do assinante Caio Ramos. É notório que o Fusca desperta uma empatia incomum à maioria das pessoas, principalmente em crianças. Graças a
A EVOLUÇÃO DAS CALOTAS
Calotas do Fusca. O Fusca sempre foi equipado com calotas em sua longa trajetória. As calotas têm a função de proteger as pontas de
SUPORTE DO PARA-CHOQUE
Suporte de para-choque. O suporte do para-choque tem a função de fixar a lâmina do para-choque à carroceria. Feito em metal, ele é instalado no
PINTADOS OU GALVANIZADOS? A SAGA CONTINUA ….
Fusca 1952 com parafusos das dobradiças galvanizadas de preto. Continuando a série “Pintados ou Galvanizados?” iniciada neste tópico (clique aqui), hoje abordaremos os parafusos das
TRAVA DA MAÇANETA INTERNA GERINA
Funcionamento da trava de segurança. O acessório já foi abordado anteriormente (para mais informações, clique aqui). Hoje, um pequeno vídeo de seu funcionamento. Era
ESPELHO RETROVISOR EXTERNO ROSCO
Espelho retrovisor externo para o lado direito do Fusca. Não confunda com “Rosca” que é uma marca de parafusos brasileira, fornecedora oficial da Volkswagen
RÁDIO CRUXEN
Anúncio de junho de 1968. Durante a época áurea de produção do Fusca nos anos de 1960 e 1970, diversas empresas nacionais desenvolveram
BRASILWAGEN
Sede da Brasilwagen em São Paulo. A Brasilwagen S/A, revendedor autorizado Volkswagen, foi fundada em 30 de Novembro de 1954, sendo um dos mais
AZUL ATLAS L338
Cor metálica utilizada pela VW do Brasil entre 1971 e 1972 em Variant e TL. Código Universal: L338.
PARAFUSOS DA DOBRADIÇA DA PORTA: PINTADOS OU GALVANIZADOS?
Parafusos da dobradiça de porta galvanizados. Os parafusos das dobradiças de porta são galvanizados, como na imagem acima, ou pintados da cor da carroceria? Essa
TREMENDÃO
Faróis Tremendão da Rossi em anúncio de agosto de 1969. A Metalúrgica Rossi S/A foi precursora, no Brasil, da fabricação de faróis do tipo
SANTILLI
Equipamentos Santilli: empresa nacional de acessórios. A empresa nacional Equipamentos Santilli foi uma importante fabricante de acessórios automotivos entre as décadas de 1960 a
HAGUS
Hagus: potência alemã. A empresa Hagus, sediada na Alemanha, foi fabricante de diversas peças e acessórios para o Fusca desde a década de 1950. Foi,