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Postagens exclusivas Opasgarage:

MUFLA INTERNA
Muflas internas. Até 1961 o Fusca possuía um par de muflas internas, integrantes da carroceria do veículo, localizadas embaixo do banco traseiro, no lado direito

O ACESSÓRIO DO ACESSÓRIO. RECEPTOR DE ONDAS CURTAS.
Fusca oval com receptor de OC instalado embaixo do painel. O Fusca não saia de fábrica equipado com rádio. Era um acessório instalado posteriormente

FUSCA DO AMOR
Compacto de Rosa Maria: O Fusca do Amor. A cantora brasileira Rosa Maria foi precursora no Brasil ao associar, formalmente, o “amor” ao “Fusca”. Em

CHAVE DA PORTINHOLA DA KOMBI
Até outubro de 1970, a abertura da portinhola para acesso à tampa do tanque de combustível da Kombi era feita por uma chave que acompanhava

TRAILERS E REBOQUES
Acampar propicia maior contato com a natureza. O hábito de acampar, tão difundido na Europa e EUA onde há milhares de adeptos à cultura da

FUSCÃO PRETO
Almir Rogério e seu Fuscão Preto. Música no estilo sertanejo que fez estrondoso sucesso na voz de Almir Rogério no início da década de 1980.

ESTRIBO DE APOIO PARA KOMBI
Um dos acessórios antigos disponíveis para a Kombi era o estribo ou batente de apoio. Geralmente fixado nas extremidades do pára-choque, tinha a função

CINZA LONDRINO
Cor utilizada pela VW do Brasil para a linha 1984 e 1985. Código Universal: L-9958. Código de Plaqueta: 033.

TAPETES 1950-1955
Todos os Fuscas fabricados até julho de 1959 eram equipados com jogo de 4 (quatro) tapetes individuais, feitos em borracha. A partir do lançamento do

SACADOR ORIGINAL DE CALOTA
Retirar a calota pode ser um momento delicado. O sacador de calota, também conhecido como gancho ou saca calotas, é uma ferramenta utilizada para facilitar a

POSIÇÃO DAS LANTERNAS
Lanterna do Fusca Split, utilizada até 1º/out/1952. Para facilitar a restauração de nossos Fuscas, segue, adiante o gabarito da posição das lanternas. Isso evitará que

OURO VILA RICA METÁLICO L6006
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1975 (Fusca 1300/1500, TL, Variant, Brasilia, SP1/2, Passat L/LS) e 1976 (Variant, Brasília, SP2, Passat). Código L6006. Código

TABELA NACIONAL DE MOTORES REFRIGERADOS A AR
Todo motor montado na linha de produção possui um número que o identifica. No caso do motor refrigerado a ar, o número fica inscrito na

PETRI
Petri: tradição e qualidade. Petri é uma das mais tradicionais marcas de volante de direção do mercado internacional. Sua logomarca é o desenho de um

PROTETOR NO PÁRA-CHOQUE
O Fusca, certamente, é o veículo para o qual mais se produziu acessórios. Despojado em itens de segurança, conforto e beleza, a indústria local nos

ROSCA FINA, MÉDIA E GROSSA
Sem adentrar neste tópico nas modificações ocorridas ao longo tempo na alavanca de câmbio do Fusca, rapidamente abordaremos as medidas da rosca da alavanca (e,

CINZA LOBO – L1220
Kombi 1969 na rara cor cinza lobo. Cor introduzida pela VW do Brasil em fevereiro de 1969 para os seguintes modelos: Fusca Pé-de-Boi (Tipo

PRIMEIRO VOLKSFEST CURITIBA 2018
Aconteceu nos dias 14 e 15 de abril, o primeiro Volksfest de Curitiba, no Bosque São Cristóvão, no bairro Santa Felicidade, em Curitiba (PR).

BANCO INTEIRIÇO
Anúncio de janeiro de 1967. Ainda sob a influência dos veículos fabricados até 1950, principalmente os sedans, cuja maioria saia de fábrica com o

KOMBI 1966
Kombi 1966. Cores Disponíveis para linha Kombi de 1966: Nome da Cor Código da Cor Versão Azul Atlântico L360 Kombi Luxo Azul Pastel

WALITA
Walita Auto-Peças S/A. A Wapsa, empresa nacional de equipamentos elétricos para a linha automotiva, nasceu Walita. Fábrica da Walita Auto-Peças S/A, em Santo Amaro,

VERDE ESMERALDA – L514
Cor utilizada pela VW do Brasil exclusivamente para o Karmann-Ghia entre 1964 a 1966. Código L514.

BEGE AREIA – L572
Cor utilizada pela VW do Brasil a partir da segunda quinzena de janeiro de 1964 para o Fusca e Kombi Luxo. A mesma cor foi

SÉRIE ESPECIAL VERDE CRISTALINO
No segundo semestre de 1984, já como modelo 1985, A VW do Brasil lançou no mercado um Fusca Série Especial, com produção aproximada de 2.800

BUCHA DO VARÃO DO CÂMBIO
A haste de ligação entre a alavanca e a caixa de câmbio é chamada popularmente de varão. Curiosamente, até o ano de 1959, o varão

1952
Fusca 1952. Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria dos Fuscas fabricados em 1952.

CARBURADORES SOLEX/BROSOL
Anúncio da DVG/Solex de 1952. Até consolidação do sistema eletrônico de injeção de combustível, o carburador foi elemento essencial da tecnologia do motor, responsável por

CHAPA PROTETORA DO MOTOR – COMPARATIVO 1200 x 1300
Acima, diferença entre a chapa protetora traseira dos motores 1200 e 1300. A chapa original dos motores 1200 tinha dois vincos paralelos. A lata

PLATINA METÁLICO L1225
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1972 e 1973 nos modelos SP1, SP2, TL 2 e 4 portas. e Variant. Código L1225. TL

RADIO BECKER
Rádio Becker Monza. A Becker Radio, empresa alemã fundada em 1945 por Max Egon Becker (1918-1993), foi, por muitos anos, a fornecedora oficial de rádios

TRINCO DO QUEBRA-VENTO
Diferenças entre o trinco do quebra-vento do Fusca entre outubro de 1952 a agosto de 1955 e o trinco utilizado a partir do modelo 1956

TEXAS BROWN – L271
Fusca na cor Texas Brown. Cor utilizada pela VW alemã entre janeiro de 1954 a fevereiro de 1955. Código L271. Fusca 1955 na cor Texas

ENFEITANDO A VELHA SENHORA
Na década de 1950 o mercado já ofertava para o Fusca uma gama generosa de acessórios. Para a Kombi contudo, veículo destinado precipuamente ao trabalho,

SAIA DIANTEIRA: 4T E 3T
Atendendo a pedidos, vamos tratar rapidamente acerca das mudanças ocorridas no “lay-out” da saia dianteira do Fusca, apenas na parte totalmente coberta pelo capô. É

O ACESSÓRIO DO ACESSÓRIO. FADER
“Fader” da Blaupunkt em catálogo alemão. O “Fader” é um dispositivo para variar ou alternar o volume do som dentre dois ou mais alto-falantes
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ESTRIBOS
Os estribos do fusca datam a idade do projeto: anos 30. Naquele tempo e nos anos que se seguiram, era comum os carros possuírem estribos.
RELÓGIO DE PAINEL 1957-1961
Os fuscas fabricados até o início de 1961 não vinham de fábrica com marcador de combustível. O fim da era do fusca oval e a
GELA SACO, ESFRIA BUNDA … PERAÍ, ESQUENTA TUDO!
Gela saco no Fusca todo mundo já ouvir falar, não é mesmo? Para propiciar a entrada de ar no veículo, os sedans fabricados a partir de 1950
PÁRA-CHOQUES NORJA
Fusca alemão modelo 1968. Em agosto de 1967, já como modelo 1968, os fuscas alemães ganharam novos pára-choques: os conhecidos pára-choques quadrados. Fusca 1300 e 1500 modelos
EVOLUÇÃO DOS FARÓIS 1950-1959
Os Fuscas alemães (1950-1959) usavam faróis da marca Bosch ou Hella. Eram faróis simétricos com lâmpadas, 6v. As empresas Bosch e Hella eram fornecedores oficiais de faróis
TOCA-DISCOS, VITROLA, PARA O FUSCA!
Nos anos 60, possuir uma vitrola dentro do carro para tocar seus LPs preferidos era algo para poucas pessoas. O toca fitas de cartucho e K7 surgiriam anos depois. Hoje, uma
FOGÃOZINHO JACARÉ DA ESSO
Logo dos Postos Esso. Recentemente fomos surpreendidos com o fim da marca Esso, empresa fundada em 1912, nos EUA. As fusões de grandes companhias, que
MORCEGO !
1952. Meia noite. Todos dormem. Não há vivalma na rua. Alguns morcegos trissavam ao longe. Contudo, aguçando os ouvidos, escutava-se outro tipo de ruído. Intermitente. Vinha de uma pequena garagem. Lá
FONE DE OUVIDO OU TELEFONE DA BOMBA DE GASOLINA
Trata-se de acessório para a parte mecânica do Fusca, no caso, para a bomba de gasolina do motor 1200. A finalidade do fone de ouvido ou telefone é evitar
PRATIC TROCADOR DE CORREIA
Como não trocar uma correia! Se você não consegue trocar a correia dessa forma, use o trocador de correia PRATIC. Trocador de correia PRATIC. É um
TEMPORIZADOR DO LIMPADOR DE PÁRA-BRISA
Quem tem fusca sabe que o sistema do limpador de pára-brisa nunca foi uma Brastemp. Em dias de chuva, o motorista passava por apertos, principalmente
LIXEIRA
Jogo rápido. Lixeira. Para ser instalada embaixo do painel. Feito em material plástico, com parafuso de fixação. Vale pelo anúncio, onde a lixeira aparece instalada
PAINEL RALLYE MOTOMETER
Um dos acessórios mais raros da era do fusca oval foi, indubitavelmente, o painel rallye feito pela alemã Motometer, especializada na fabricação de instrumentos de
ALETA DO LIMPADOR DE PÁRA-BRISA
As aletas aerodinâmicas do limpador de pára-brisa tinham por finalidade melhorar a limpeza da área envidraçada do carro, por meio de maior pressão exercida sobre as
VIAJANDO NO TEMPO
Volte por um instante no tempo, caro leitor. Imagine-se nos anos 50. Joseph está ansioso com a viagem. Serão alguns dias na estrada. Há meses vem se preparando para
FAROL DE MILHA DE CAPUZ
A instalação clássica do farol de longo alcance (mais conhecido como farol de milha) no Fusca é feita, normalmente, nos suportes dos pára-choques ou sobre
DIA MUNDIAL DO FUSCA CURITIBA 2011
Organizado pelo Rebuli, com o apoio da Concessionária Copava, aconteceu hoje em Curitiba a comemoração do Dia Mundial do Fusca, no Centro Cívico. Algumas fotos
ÁGUAS DE LINDÓIA 2011
Algumas fotos do maior encontro de automóveis antigos da América Latina. Obviamente, sob o enfoque dos VWs a ar, peças e acessórios de época.
PENTEADEIRA DE PUTA!
1963. Dezembro. Tempo de dar um presente para o fusca. Ou vários. Se exagerar, o povo não perdoa: vira penteadeira de puta! Enfeitados tal e
CAFETEIRA
O europeu gosta de viajar. Se for com seu próprio carro, todo o conforto e conveniência são sempre bem-vindos. Por que não uma cafeteira no
FAROL AUXILIAR CARELLO DINAFLOY
A Indústria Eletro Metalúrgica Dinafloy Ltda, detentora da marca Carello, fabricou diversos tipos de faróis auxiliares para veículos nos anos 60, 70 e 80. Anúncio de
CHAPÉU DE BRUXA
O Fusca sempre esteve em constante evolução. Foram mais de 2.500 modificações ao longo dos anos. A maioria imperceptível ao público em geral. Afinal, o
ACENDEDOR DE CIGARROS
A concepção de que cigarro faz mal à saúde é mais ou menos recente. Até o final dos anos 70 e início dos anos 80 não havia
TROCA DE ÓLEO
Nos anos 50 e 60, a fábrica da Volkswagen recomendava que a troca de óleo do Fusca devia ocorrer a cada 2.500 km. Para controlar a
13º ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE FUSCAS – BLUMENAU 2011
Realizado nesse fim de semana, em Blumenau (SC). Uma visão do encontro sob a ótica dos acessórios de época.
TRAVA DE MAÇANETA INTERNA
Antes de a Volkswagen do Brasil introduzir as maçanetas de gatilho e os pinos de porta – que ocorreu somente a partir de 1978 – era muito fácil abrir
DÍNAMO DUPLO
O dínamo é um gerador de energia elétrica que serve para manter o sistema elétrico do fusca em funcionamento e recarregar a bateria. A função
TRANS AIR
Curioso acessório nacional, anos 60/70, para encher o pneu vazio, em uma emergência. Constituia-se de uma mangueira, que era conectada, em uma das pontas
CONVERSOR DE VOLTAGEM PARA RÁDIO 6V-12V
O fusca utilizou o sistema de voltagem de 6 volts até dezembro de 1967. A partir de janeiro de 1968 o sistema de voltagem foi alterado
BEE CATCHER
Quem tem um fusca sabe da deficiência na entrada de ar em seu interior. As ventarolas originais ajudam nessa tarefa, porém foram desenvolvidos apetrechos adicionais com
ALARGADOR DE BITOLA
O alargador de bitola surgiu para melhorar a estabilidade do fusca, principalmente em curvas. Anúncio acima é de fevereiro de 1972. Entre os diversos fabricantes da
TRAVA DE CÂMBIO
Nos anos 60, depois da chave-geral (veja em http://opasgarage.blogspot.com/2011/04/chave-geral.html) e da trava da ventarola (conhecida popularmente como pega-ladrão) a trava de câmbio era o item
PUTA QUE O PARIU!
Nomes populares para partes, peças, acessórios e tudo o mais relacionado ao Fusca são comuns. Amendoim, árvore, asa de morcego, avental, bacalhau, bacia, bagagito, balãozinho, banana, bananinha,
CHAVE GERAL
Uma das maneiras que os proprietários encontravam para melhorar a segurança do Fusca era instalar uma chave geral, que cortava a corrente elétrica do carro. O funcionamento é
PROTETOR DOS BATENTES DE PORTA
Pequenas e incomuns. Pode-se assim qualificar as capas dos batentes de porta, acessório de época para o Fusca. Feitas na Alemanha (AUTAB), a rigor, serve
DEFLETOR DE ÓLEO
Recebi do amigo EliSedan informações sobre uma peça mecânica que, apesar de ser original de linha de montagem do fusca, poucas pessoas conhecem, porque era removida