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Postagens exclusivas Opasgarage:

AR QUENTE

MUFLA INTERNA

Muflas internas. Até 1961 o Fusca possuía um par de muflas internas, integrantes da carroceria do veículo, localizadas embaixo do banco traseiro, no lado direito

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DISCO DE VINIL

FUSCA DO AMOR

Compacto de Rosa Maria: O Fusca do Amor. A cantora brasileira Rosa Maria foi precursora no Brasil ao associar, formalmente, o “amor” ao “Fusca”.  Em

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CHAVE DA PORTINHOLA DA KOMBI

CHAVE DA PORTINHOLA DA KOMBI

Até outubro de 1970, a abertura da portinhola para acesso à tampa do tanque de combustível da Kombi era feita por uma chave que acompanhava

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BRUNO TRESS

TRAILERS E REBOQUES

 Acampar propicia maior contato com a natureza. O hábito de acampar, tão difundido na Europa e EUA onde há milhares de adeptos à cultura da

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ALMIR ROGÉRIO

FUSCÃO PRETO

Almir Rogério e seu Fuscão Preto. Música no estilo sertanejo que fez estrondoso sucesso na voz de Almir Rogério no início da década de 1980.

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EMPI

ESTRIBO DE APOIO PARA KOMBI

Um dos acessórios antigos disponíveis para a Kombi era o estribo ou batente de apoio.   Geralmente fixado nas extremidades do pára-choque, tinha a função

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CINZA FUSCAS NACIONAIS

CINZA LONDRINO

Cor utilizada pela VW do Brasil para a linha 1984 e 1985. Código Universal: L-9958. Código de Plaqueta: 033.  

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FUSCA 1950

TAPETES 1950-1955

Todos os Fuscas fabricados até julho de 1959 eram equipados com jogo de 4 (quatro) tapetes individuais, feitos em borracha. A partir do lançamento do

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ESTOJO DE FERRAMENTAS

SACADOR ORIGINAL DE CALOTA

Retirar a calota pode ser um momento delicado. O sacador de calota, também conhecido como gancho ou saca calotas, é uma ferramenta utilizada para facilitar a

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GABARITO DAS LANTERNAS TRASEIRAS

POSIÇÃO DAS LANTERNAS

Lanterna do Fusca Split, utilizada até 1º/out/1952. Para facilitar a restauração de nossos Fuscas, segue, adiante o gabarito da posição das lanternas. Isso evitará que

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BRASÍLIA 1975

OURO VILA RICA METÁLICO L6006

Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1975 (Fusca 1300/1500, TL, Variant, Brasilia, SP1/2, Passat L/LS) e 1976 (Variant, Brasília, SP2, Passat). Código L6006. Código

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ARO DE BUZINA

PETRI

Petri: tradição e qualidade. Petri é uma das mais tradicionais marcas de volante de direção do mercado internacional. Sua logomarca é o desenho de um

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BRASÍLIA - ACESSÓRIOS

PROTETOR NO PÁRA-CHOQUE

O Fusca, certamente, é o veículo para o qual mais se produziu acessórios. Despojado em itens de segurança, conforto e beleza, a indústria local nos

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ALAVANCA DE CAMBIO ORIGINAL

ROSCA FINA, MÉDIA E GROSSA

Sem adentrar neste tópico nas modificações ocorridas ao longo tempo na alavanca de câmbio do Fusca, rapidamente abordaremos as medidas da rosca da alavanca (e,

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CINZA

CINZA LOBO – L1220

Kombi 1969 na rara cor cinza lobo.   Cor introduzida pela VW do Brasil em fevereiro de 1969 para os seguintes modelos: Fusca Pé-de-Boi (Tipo

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BANCO INTEIRIÇO

BANCO INTEIRIÇO

Anúncio de janeiro de 1967.   Ainda sob a influência dos veículos fabricados até 1950, principalmente os sedans, cuja maioria saia de fábrica com o

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KOMBI 1966

KOMBI 1966

  Kombi 1966.    Cores Disponíveis para linha Kombi de 1966: Nome da Cor Código da Cor Versão Azul Atlântico L360 Kombi Luxo Azul Pastel

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BOSCH

WALITA

Walita Auto-Peças S/A. A Wapsa, empresa nacional de equipamentos elétricos para a linha automotiva, nasceu Walita.   Fábrica da Walita Auto-Peças S/A, em Santo Amaro,

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BEGE FUSCAS NACIONAIS

BEGE AREIA – L572

Cor utilizada pela VW do Brasil  a partir da segunda quinzena de janeiro de 1964 para o Fusca e Kombi Luxo. A mesma cor foi

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BUCHA DO VARÃO DO CÂMBIO

BUCHA DO VARÃO DO CÂMBIO

A haste de ligação entre a alavanca e a caixa de câmbio é chamada popularmente de varão. Curiosamente, até o ano de 1959, o varão

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FUSCA 1952

1952

Fusca 1952.   Tabela  com   os   números  de  chassi, motor,  caixa de câmbio,  quadro  da suspensão dianteira e carroceria  dos Fuscas fabricados em 1952.

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BROSOL

CARBURADORES SOLEX/BROSOL

Anúncio da DVG/Solex de 1952. Até consolidação do sistema eletrônico de injeção de combustível, o carburador foi elemento essencial da tecnologia do motor, responsável por

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BECKER

RADIO BECKER

Rádio Becker Monza. A Becker Radio, empresa alemã fundada em 1945 por Max Egon Becker (1918-1993), foi, por muitos anos, a fornecedora oficial de rádios

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FUSCA 1955 x 1956 - DIFERENÇAS

TRINCO DO QUEBRA-VENTO

Diferenças entre o trinco do quebra-vento do Fusca entre outubro de 1952 a agosto de 1955 e o trinco utilizado a partir do modelo 1956

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CORES FUSCAS ALEMÃES

TEXAS BROWN – L271

Fusca na cor Texas Brown. Cor utilizada pela VW alemã entre janeiro de 1954 a fevereiro de 1955. Código L271. Fusca 1955 na cor Texas

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ARO DE BUZINA DA KOMBI

ENFEITANDO A VELHA SENHORA

Na década de 1950 o mercado já ofertava para o Fusca uma gama generosa de acessórios. Para a Kombi contudo, veículo destinado precipuamente ao trabalho,

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FUSCA 1964

SAIA DIANTEIRA: 4T E 3T

Atendendo a pedidos, vamos tratar rapidamente acerca das mudanças ocorridas no “lay-out” da saia dianteira do Fusca, apenas na parte totalmente coberta pelo capô. É

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ESTRIBOS

Os estribos do fusca datam a idade do projeto: anos 30. Naquele tempo e nos anos que se seguiram, era comum os carros possuírem estribos.

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PÁRA-CHOQUES NORJA

Fusca alemão modelo 1968. Em agosto de 1967, já como modelo 1968, os fuscas alemães ganharam novos pára-choques: os conhecidos pára-choques quadrados. Fusca 1300 e 1500 modelos

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EVOLUÇÃO DOS FARÓIS 1950-1959

Os Fuscas alemães (1950-1959) usavam faróis da marca Bosch ou Hella. Eram faróis simétricos com lâmpadas, 6v. As empresas Bosch e Hella eram fornecedores oficiais de faróis

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MORCEGO !

1952. Meia noite. Todos dormem. Não há vivalma na rua. Alguns morcegos trissavam ao longe. Contudo, aguçando os ouvidos, escutava-se outro tipo de ruído. Intermitente. Vinha de uma pequena garagem. Lá

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LIXEIRA

 Jogo rápido. Lixeira. Para ser instalada embaixo do painel. Feito em material plástico, com parafuso de fixação. Vale pelo anúncio, onde a lixeira aparece instalada

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PAINEL RALLYE MOTOMETER

  Um dos acessórios mais raros da era do fusca oval foi, indubitavelmente, o painel rallye feito pela alemã Motometer, especializada na fabricação de instrumentos de

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VIAJANDO NO TEMPO

Volte por um instante no tempo, caro leitor. Imagine-se nos anos 50. Joseph está ansioso com a viagem. Serão alguns dias na estrada. Há meses vem se preparando para

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FAROL DE MILHA DE CAPUZ

 A instalação clássica do farol de longo alcance (mais conhecido como farol de milha) no Fusca é feita, normalmente, nos suportes dos pára-choques ou sobre

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ÁGUAS DE LINDÓIA 2011

Algumas fotos do maior encontro de automóveis antigos da América Latina. Obviamente, sob o enfoque dos VWs a ar, peças e acessórios de época.

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PENTEADEIRA DE PUTA!

1963. Dezembro. Tempo de dar um presente para o fusca. Ou vários. Se exagerar, o povo não perdoa: vira penteadeira de puta! Enfeitados tal e

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CAFETEIRA

O europeu gosta de viajar. Se for com seu próprio carro, todo o conforto e conveniência são sempre bem-vindos. Por que não uma cafeteira no

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CHAPÉU DE BRUXA

O Fusca sempre esteve em constante evolução. Foram mais de 2.500 modificações ao longo dos anos. A maioria imperceptível ao público em geral. Afinal, o

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TROCA DE ÓLEO

Nos anos 50 e 60, a fábrica da Volkswagen recomendava que a troca de óleo do Fusca devia ocorrer a cada 2.500 km. Para controlar a

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TRAVA DE MAÇANETA INTERNA

 Antes de a Volkswagen do Brasil introduzir as maçanetas de gatilho e os pinos de porta – que ocorreu somente a partir de 1978 – era muito fácil abrir

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DÍNAMO DUPLO

O dínamo é um gerador de energia elétrica que serve para manter o sistema elétrico do fusca em funcionamento e recarregar a bateria. A função

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TRANS AIR

Curioso acessório nacional, anos 60/70, para encher o pneu vazio, em uma emergência.    Constituia-se de uma mangueira, que era conectada, em uma das pontas

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BEE CATCHER

Quem tem um fusca sabe da deficiência na entrada de ar em seu interior. As ventarolas originais ajudam nessa tarefa, porém foram desenvolvidos apetrechos adicionais com

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ALARGADOR DE BITOLA

O alargador de bitola surgiu para melhorar a estabilidade do fusca, principalmente em curvas. Anúncio acima é de fevereiro de 1972. Entre os diversos fabricantes da

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TRAVA DE CÂMBIO

Nos anos 60, depois da chave-geral (veja em http://opasgarage.blogspot.com/2011/04/chave-geral.html) e da trava da ventarola (conhecida popularmente como pega-ladrão) a trava de câmbio era o item

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PUTA QUE O PARIU!

Nomes populares para partes, peças, acessórios e tudo o mais relacionado ao Fusca são comuns. Amendoim, árvore, asa de morcego, avental, bacalhau, bacia, bagagito, balãozinho, banana, bananinha,

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CHAVE GERAL

Uma das maneiras que os proprietários encontravam para melhorar a segurança do Fusca era instalar uma chave geral, que cortava a corrente elétrica do carro. O funcionamento é

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DEFLETOR DE ÓLEO

Recebi do amigo EliSedan informações sobre uma peça mecânica que, apesar de ser original de linha de montagem do fusca, poucas pessoas conhecem, porque era removida

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