Garanta sua assinatura agora
Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage
Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.
Postagens exclusivas Opasgarage:
RON PETRO
Confesso que gosto muito de cartoons de Fusca. E, como tal, não poderia deixar de acompanhar o trabalho de RON PETRO, artista americano de grande
GUIA DO BATENTE DA PORTA
Chapa de segurança. Novidade em 1967. Com o objetivo de aumentar a segurança do Fusca e evitar que a porta se abra numa eventual deformação
CRUZ DE MALTA
A SCORRO S/A Indústria e Comércio, então situada na Rua Guaranésia, 421, Vila Maria, São Paulo (SP), é uma importante fabricante de rodas esportivas do
RÁDIO ROVELL
Logomarca da ROVELL. Rovell é marca de rádio automotivo. Antiga. Fundada nos anos 40 por Romeu Ivolela. Já não existe mais. Tinha por razão
ESTOJO DE PEÇAS ORIGINAIS
Catálogo oficial VW com o estojo de peças em destaque. Entre os acessórios oficiais VW disponíveis nos anos 60, destaca-se o pouco conhecido e, portanto,
AMORTECEDOR DE DIREÇÃO
Amortecedor de direção. Novidade em 1963. Até o início de 1963 o Fusca não possuía amortecedor de direção. O item foi introduzido somente em
BARRA ESTABILIZADORA DIANTEIRA
Barra estabilizadora: novidade no Fusca em 1959. A barra estabilizadora tem por função forçar um maior contato entre o conjunto roda/pneu com o solo, reduzindo
DOUTOR VOLKSWAGEN
Cuidando do Fusca. Por mais que você cuide de seu Fusca, chega uma hora que ele precisa de um atendimento especializado. Besouro doente. Você percebe
ESPELHO PANORÂMICO
Anúncio de maio de 1971. Para melhorar a visibilidade do motorista é possível instalar um espelho panorâmico no Fusca, cuja angulação e tamanho ajuda a
ACENDEDOR DE CIGARRO CIG-LIT
Anúncio de janeiro de 1967. Apesar de já termos tratado sobre o tema “Acendedor de Cigarro” em post anterior, volto à tona com o acessório,
ESTRUTURA DOS BANCOS DIANTEIROS. UM COMPARATIVO ENTRE 1955 E 1956.
Fusca 1955. Houve épocas em que o Fusca sofreu grandes modificações. Um desses períodos foi a mudança do modelo 1955 para o 1956. Apesar de
O LENDÁRIO CARA PRETA!
Fusca 1955, preto. Não, não se trata de um Fusca preto! Tampouco do famoso Fuscão Preto, protagonista da música de Almir Rogério que fez muito
MEU FUSCA
Reproduzo, abaixo, texto publicado por Luís Fernando Veríssimo no Jornal O Globo e na Gazeta do Povo em Curitiba nesse fim de semana. O
EVOLUÇÃO DO LAVADOR DE PÁRA-BRISA
Até março de 1960, o Fusca saia de fábrica sem qualquer equipamento para ejetar água no pára-brisa visando limpá-lo de qualquer sujidade. Esses apetrechos tinham
PRECISÃO SUÍÇA
Uma das principais virtudes do Fusca é o seu motor. Economia, durabilidade, confiabilidade, robustez e facilidade de manutenção são atributos que ninguém questiona. Mas, a
DA COR DO PECADO!
Bairro Pigalle em Paris. Vermelho é a cor associada à paixão, energia, desejo, excitação. Pigalle, por sua vez, é um bairro localizado na cidade de
LOCALIZAÇÃO DA CAIXA DE FUSÍVEIS
De 1950 a Outubro de 1952, o Fusca possuía duas caixas de fusíveis: uma localizada no painel dianteiro esquerdo, ao lado do tanque de combustível, com
CARTEIRA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Para bem construir o Fusca … Para vendê-lo com conhecimento de causa … Para não titubear na hora de oferecer ao cliente peças e acessórios
MUDANDO O VISUAL
O luxo e a simplicidade. O sofisticado e o singelo. O aristocrático e o popular. O portentoso e o espartano. O caro e o barato.
TABELA DE CORES FUSCA ALEMÃO 1950-1959
Período Fusca Luxo/Exportação Cor Código Fusca Standard Cor Código 07.49 a
FUSCA A CORDA
Um Fusca de brinquedo movido a corda é algo que todo mundo já viu, brincou ou, ao menos, imagina que exista. Fusca movido a corda
O FUSCA DE GRAVATA
Desde a minha concepção, fui cercado de pessoas engravatadas. Lá estavam meus pais – sim, tenho dois – cuidando para que eu tivesse um bom
CONDENSADOR 1200 X 1300
Diferenças entre o suporte do condensador de um motor 1200 e 1300. Como o distribuidor do motor 1200 difere do 1300, também o suporte de
MANGUEIRA DIANTEIRA DO AR QUENTE
No Fusca, o ar quente chega até o painel por meio de uma mangueira ou tubo flexível, que, conectado à caixa de ar, leva o
PROTEGENDO-SE DO PÉ
“Meu pé, meu querido pé, que me aguenta o dia inteiro …” Muitos já devem ter ouvido essa passagem da música infantil chamada “Meu Pé,
PROTETOR DO CÁRTER E DA CAIXA DE CÂMBIO
O protetor do cárter é um acessório que propicia a integridade do motor contra choques causados por desníveis nas estradas, pedras ou outros objetos que
AQUECEDOR DE ÓLEO
No inverno, é comum uma certa dificuldade em dar partida aos veículos, principalmente quando falamos de locais com invernos mais rigorosos, como nos EUA, Europa
ÍMÃS DE PAINEL
Jesus Cristo e Nossa Senhora Aparecida, São Jorge e Cristóvão, demais santos e santas, acompanham o Fusca há longa data, cujas imagens são fixadas magneticamente
VIOLETA POP METÁLICO L-5001
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1974. Código L-5001. Utilizada nos veículos Brasília, SP1, SP2, TL e Variant. VW SP2 1974. VW TL 1974.
A REALEZA E O FUSCA
O Fusca sempre foi um símbolo da democracia. Transitou entre as mais diversas classes sociais, dos pobres aos ricos, do remediado ao empresário bem sucedido,
TRAILER PARA ANIMAIS
A Karmann-Ghia do Brasil, além de ter fabricado os veículos Karmann-Ghia, TC, SP1 e SP2, adaptações na Kombi que redundaram em motorhomes, ambulâncias e outros
CARBURADORES DFV
A empresa D.F. VASCONCELLOS S.A (DFV), fundada em abril de 1941, tinha sede na Av. Indianópolis, 1.706, em São Paulo (SP), tendo sido fabricante de
CAIXA DE AR – SAÍDA FRONTAL DO AR QUENTE
A saída frontal do ar quente na caixa de ar do Fusca modificou-se ao longo dos anos. Até 1953, o formato da saída de ar
SOBRANCELHA
A pestana do farol, também conhecida como viseira ou sobrancelha, é um acessório tipicamente europeu que, com o passar dos anos, proliferou-se para os demais
CAPA DE TUCHO 1200 x 1300
Diferenças entre as capas de tucho do motor 1200 e 1300. A capa de tucho do 1200, como visto, é menor. De igual forma,
SANDRINI. O VOLANTE HERMANO
Os volantes da marca SANDRINI, fabricados na Argentina, foram importados para o Brasil nos anos 70 e 80. Eram volantes marcadamente esportivos. Equipou a maioria
Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage
Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.
Postagens exclusivas Opasgarage:
PORTA FUSÍVEIS
Ficar na mão por causa da queima de um fusível é de chorar! Para evitar esse aborrecimento, é sempre bom ter no Fusca fusíveis de
HERBIE
Recentemente no Ebay americano, foi colocado em leilão um legítimo “Herbie”, 1 dos 23 Fuscas 1963 utilizados nos filmes da Disney. Este, em particular, foi
VERDE TROPICAL L1406
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1976. Código universal: L1406. VW Fusca 1300-L 1976.
VERMELHO IBÉRICO
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1976. Código Lazzuril: 1059. VW Brasília 1976.
AZUL FIRENZE
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1976. Código Lazzuril: 1062. Fusca 1976.
BEGE ARENA L7051/012
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1993 a 1996. Código Lazzuril: 1117. Código universal: L7051/012. Fusca 1993. Fusca modelo 1996 (faturado em dezembro de
VERDE TAHITI METÁLICO L124
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1995 e 1996 (Fuscas). Código Universal: L124. Código Luxforde: 1460. Código Lazzuril: 1564. Fusca 1996. Etiqueta da cor
AZUL RENO
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1986. Código universal: L9974. Código Lazzuril: 1122. Código de Plaqueta: 048. Fusca Std. 1986.
AZUL DANÚBIO L3008
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1975. Código da tinta: L3008. Código interno: 032. Fusca 1500 1975.
HISBRAS
A extinta empresa HISPAN DO BRASIL, então localizada na Rua Vieira de Morais, 1685, São Paulo (SP), fabricou nos anos 60 produtos da marca HISBRAS,
MANOPLA DO FREIO DE MÃO
Por mais zeloso que fosse o proprietário de um Fusca, era quase impossível evitar o desgaste da pintura na alavanca do freio de mão. Para minimizar
BICHARADA À SOLTA!
A bicharada está à solta! Pode não parecer, mas os bichos estão estreitamente ligados ao Fusca. Afinal, em todo o mundo, o apelido mais comum
SWAMP COOLER
Entre os anos 30 a 60, para amenizar o calor do dia-a-dia, o americano utilizava em seus veículos um curioso equipamento: o Swamp Cooler. O
CINZA CARRARA L2016
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1981 e 1983. Código L2016. Fusca 1300 standard 1982.
MARROM SAVEIRO L7013
Cor utilizada pela VW do Brasil em 1978. Código L7013. Código de plaqueta: 005. Fusca 1300-L 1978. Variant II 1978.
AMARELO IMPERIAL L6005
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1975 e 1976. Código da tinta: L6005. Código interno: 033. Fusca 1300-L 1976. Brasília 1975 na cor amarelo
PORTA-COPO DE CERVEJA
Nestes dias de calor, uma boa cerveja é bem-vinda. Descanse seu copo num porta-copos da concessionária VW – SPINDLER, da cidade alemã de Bad Kissingen.
GRADE DE PROTEÇÃO
A grade de proteção foi um acessório utilizado na Europa e EUA nos anos 70 e 80. Feito em material plástico, era instalado entre o
METALÚRGICA TUPAN S.A.
METALÚRGICA TUPAN S.A. – empresa paulistana, sediada na Rua Matarazzo, 32, São Paulo (SP), transformada em sociedade anônima em 1963, fabricante de filtros de ar
EVOLUÇÃO DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL 1950-1996
Tanque utilizado de 1950 a 28 de julho de 1952, com bocal de 100 mm, sem bóia do marcador de combustível, com torneirinha de reserva. Conhecido
MARROM CARAVELA L7002
Cor utilizada pela VW do Brasil nos modelos 1974 e 1975. Código Universal: L7002. Código da plaqueta: 028. Fusca 1974. Brasília 1974. Karmann-Ghia TC 1975.
WALROD
Anúncio de junho de 1966. A empresa INDÚSTRIA WALROD ENGENHARIA MECÂNICA LTDA., sediada em São Paulo (SP), iniciou suas atividades na fabricação de volantes esportivos
VOLANTE ROB
A ROB foi uma empresa paulistana que marcou época por conta da qualidade, beleza e peculiaridade dos acessórios automotivos que fabricou nos anos 60 e
EVOLUÇÃO DAS MAÇANETAS INTERNAS
Maçanetas internas. 1950-1952: De 1950 a setembro de 1952, o Fusca possuía um conjunto de uma manivela de acionamento do vidro da porta, com botão,
SUSPENSÃO DIANTEIRA
Uma das maneiras de verificar a integridade e originalidade de um Fusca, é observar se a suspensão dianteira possui o número de série original. Esse
MEDIDAS DAS RODAS E PNEUS
Segue abaixo, as medidas originais das rodas e pneus utilizados no Fusca. ANO/MODELO MEDIDA DO ARO DA RODA MEDIDA DOS PNEUS PRESSÃO DOS PNEUS* 1950-Out/1952
NORFOL
A empresa paulistana NORFOL parou de fabricar chupetas para produzir acessórios automotivos. Ficou famosa pelos protetores de pára-choque que produziu para o Fusca, Kombi, Zé
FUSCA 1956
Para quem quiser conhecer um pouco do Fusca 1956, principalmente quanto a detalhes de originalidade, acompanhe a restauração desse veículo no link www.fusca1956.blogspot.com .
BOTÕES DE PAINEL COM LOGO VW
Trocar os botões originais do Fusca era algo relativamente comum nos anos 60. Estes, em particular, possuem o logo VW. Possivelmente eram fornecidos pelos próprios
VENTOINHA
Diferenças entre a ventoinha do motor 1200 e 1300/1500/1600 do Fusca. Apesar das diferenças, são peças intercambiáveis entre si. 1200, frente. 1200, trás. 1300, frente.
BARRACA AUTOMÁTICA
Como conseguir acampar levando consigo todos os equipamentos necessários para o conforto de sua família? Ainda mais se o seu carro fosse um Fusca? O
PARAFUSO OCO DO VOLANTE DO MOTOR
Diferenças entre o parafuso oco do volante do motor (part number 111.105.305) do Fusca 1200 e 1300. O parafuso do 1300 é maior. Parafuso do
MARGARIDA
O calço de plástico que fica entre a tampa da carcaça de câmbio e o tubo do semi-eixo do Fusca é conhecido popularmente como “margarida”.
PRATA LUNAR METÁLICO
Cor utilizada no Fusca pela VW do Brasil entre 1993 a 1996. Código 2086 VW. Código Polidura: 10.792 Centauro 200. O primeiro Fusca saído da
BARATINHAS, ALÇAS, GANCHOS E CABIDES
Baratinhas, alças, ganchos e cabides. Vamos falar um pouco sobre isso. A alça traseira de segurança era fixada por meio de um gancho e dois parafusos.