Garanta sua assinatura agora
Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage
Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.
Postagens exclusivas Opasgarage:
SÉRIE LOVE: 25 ANOS AMANDO O FUSCA
Série Love: designação popular dada ao Fusca Série Especial lançado em 1984 para comemorar os 25 anos de produção do besouro no Brasil (1959-1984).
TARTARUGA DE KOMBI
Não! Aviso logo que não se trata de um acessório para deixar a Kombi mais vagarosa ou, ainda, para troçar com sua natural lerdeza. Bojo
RÁDIO TELEFUNKEN IA-51V
Rádio Telefunken modelo IA-51V. Rádios para os Fuscas split (1950-1952) sempre merecem um tópico à parte. São raros e caros. Via de regra, rádios
BAGAGITO
Chiqueirinho é a designação popular dada ao compartimento de bagagens do Fusca localizado atrás do banco traseiro. Chiqueiro é o local onde se criam porcos.
ESTABILIZADOR TRASEIRO
O estabilizador é uma barra transversal que interliga dois lados da suspensão de um veículo com vistas a aumentar a resistência à inclinação da
CABEÇOTE DA SUSPENSÃO
O cabeçote da suspensão dianteira do Fusca, também conhecido por “suporte do eixo dianteiro”, “cabeçote do chassi” ou, simplesmente “focinho de porco”, é parte integrante
SEMÁFORO
As cores do semáforo (ou sinaleiro, a depender da região) são universalmente compreensíveis e ditam as regras para uma convivência civilizada e segura no trânsito.
BORRACHA DO CAPÔ DIANTEIRO
A junta vedadora da tampa da mala, também chamada de borracha do capô dianteiro ou guarnição de vedação do porta-malas, acompanhou o Fusca desde sua concepção
RÁDIO PHILIPS AUTOSUPER 491
Anúncio de 1951. O desejo de todo motorista. É assim que a PHILIPS anunciava, no início de 1950, seu rádio automotivo modelo Autosuper 491, que
LIMPADOR DE PÁRA-BRISA ELÉTRICO
Anúncio de janeiro de 1977. O limpador de pára-brisa original do Fusca era acionado por meio de um sistema de pressão de ar, que,
PARAFUSOS DA DOBRADIÇA DA PORTA
1950-Fev/1963. Entre as diversas modificações que foram sendo feitas no Fusca ao longo dos anos, destacamos, hoje, a evolução da dobradiça da porta. De 1950
PORTA-LUVAS DE KOMBI
Porta-objetos da Kombi. Diferentemente do Fusca, a Kombi fabricada até 1975 possui um generoso porta-treco embaixo do painel onde podiam ser acomodados toda sorte de pequenos
CALHA DE VENTO E CHUVA
Calha de chuva e vento: maior conforto ao motorista e passageiros. A calha de chuva, acessório bastante comum desde a década de 1950, tem a função de
GRADE DE PROTEÇÃO FRONTAL
Kombi protegida. É consabido que a Kombi, dado seu design peculiar, incute no motorista a sensação de que, numa colisão frontal, os danos físicos podem ser de
1957
Tabela com os números de chassi, motor, caixa de câmbio, quadro da suspensão dianteira e carroceria dos Fuscas fabricados em 1957. O chassi nº
QUE TIPO É ESSE?
Fusca: tipo 1. Chama-se “Tipo” a designação numérica ou alfanumérica utilizada pela Volkswagen para identificar seus diversos modelos de veículos ou motores industriais. A utilização
PAINEL DE JACARANDÁ
Jacarandá: madeira nobre. O Jacarandá, também conhecido como Jacarandá-da-bahia, é uma árvore nativa do Brasil e, atualmente, é apenas encontrada no seu estado natural no
ECKEL
Entre os diversos modelos da bagageiros de teto para o Fusca disponíveis nos anos de 1950 e 1960, destaca-se os fabricados pela empresa alemã HEINRICH
RÁDIO COLARADI
Anúncio de agosto de 1968. Os rádios COLARADI foram fabricados pela empresa paulistana Eletrônica Colaradi Ltda, localizada na Rua Francisco Dias Velho, 915, Brooklin, na altura do
CASTANHO METÁLICO – L1272
Cor utilizada pela VW do Brasil entre 1973 e 1974, nos veículos SP1, SP2, TL (1973) e SP1, SP2, TL, Variant, Brasília e Karmann-Ghia TC
GATO STOP-SOM
Há mais afinidades entre o gato e o Fusca do que se possa imaginar. Para afastar a ação dos “gatunos” (ladrão, larápio), diversos dispositivos de
CADEADO DO PNEU SOBRESSALENTE
Fusca 1950 com estepe preso com cadeado. Na primeira metade da década de 1940, por conta do avanço da Segunda Grande Guerra, o acesso da
BIZZ-BIZZ-BIZZZUUUUMMM!
O Bizorrão em exibição em Águas de Lindóia em 2007. O Bizorrão ou Super Fuscão foi um besouro esportivo fabricado pela VW do Brasil entre
HS
Anúncio de 1971. A empresa brasileira HS, sediada na cidade de São Paulo (SP), foi fabricante de regulador de voltagem, relês para buzina, dínamos, faróis
ETIQUETA DE CONTROLE DE REVISÕES E LUBRIFICAÇÕES
Em maio de 1969 a Volkswagen do Brasil introduziu uma etiqueta gomada para ser fixada na coluna A dos veículos por ela produzidos na
BAGAGEIRO TRASEIRO
Uma das maneiras de aumentar a capacidade de carga do Fusca é instalar um bagageiro no teto do besouro. Mas e se o Fusca for
EVOLUÇÃO DO LIMITADOR DE PORTA
Fusca split: limitador de porta em formato de cinta. O limitador de abertura das portas, como o próprio nome sugere, tem a função de evitar
EVOLUÇÃO DA MAÇANETA DA TAMPA DO MOTOR
A maçaneta em forma de L, conhecida no Brasil como rabo de tatu, foi utilizada no Fusca até setembro de 1952. Como opcional de fábrica,
MOLA ANTI-FURTO
Anúncio de maio de 1982. Mola anti-furto de combustível. A mola anti-furto foi um dispositivo bastante prático que tinha por função dificultar o furto de
OS 10 MANDAMENTOS DO FUSCA
1. Amarás o Fusca sobre todas as coisas. 2. Não se importarás com os comentários do vizinho. 3. Guardarás os domingos e encontros em sua
TRAVA DE GASOLINA
Anúncio de janeiro de 1971. No final da década de 1960 começaram a surgir no mercado as primeiras travas de combustível, equipamento de segurança que
REBOQUE KARMANN-GHIA
Os reboques feitos pela Karmann-Ghia do Brasil ainda hoje despertam paixões. Aumentava, em muito, a capacidade de carga do veículo, principalmente se fosse um Fusca.
FILTRO MAGNÉTICO
Anúncio de março de 1974. Um dos acessórios mecânicos de grande utilidade para a vida útil do motor do Fusca é o filtro magnético. Por
TRAVESSEIRINHO ANTI-RUÍDO
Introduzido no Fusca em 1946, o anti-ruído localizado na coluna traseira, no final da longarina de teto, próximo da janela traseira, recebeu o apelido de
PINO DA DOBRADIÇA DA PORTA
Pino da dobradiça de porta até setembro de 1968. Um dos detalhes da originalidade do Fusca que deve ser observado ao se comprar um besouro,
LIGUE E RELAXE!
Anúncio de dezembro de 1977. Na segunda metade dos anos 70 surgiu a almofada vibratória utilizada com a finalidade de massagear a região lombar
Assine e garanta o acesso ao conteúdo exclusivo ao blog Opasgarage
Escolha os planos mensais, semestrais ou anuais mediante um único pagamento. Tenha a segurança e conforto efetuando o pagamento através do Mercado Pago.
Postagens exclusivas Opasgarage:
MALAS DE VIAGEM IKA
Malas Ika para Volkswagen. Já abordamos as malas de viagem feitas pela curitibana IKA cujo post pode ser consultado clicando aqui. Hoje desejamos apenas compartilhar com nossos assinantes
FUSCA 1976: 1300 E 1300-L
Fusca 1300-L 1976 na cor marrom savana. Em outubro de 1975, a Volkswagen do Brasil lançou o modelo 1976 do Fusca, disponível nas versões 1300,
AZUL ORIENTE – L 3010
Fusca 1300 Standard 1976 na cor azul oriente. Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil na linha 1976 nos veículos Fusca, Variant, Brasília e
PUXADOR DE PORTA. ACESSÓRIO
Puxador de porta: acessório da década de 1950 e 1960. Nas décadas de 1950 e 1960 havia disponível no mercado um puxador semelhante a
FUSCA 1500 LUXO 1973. CARACTERÍSTICAS
Fusca 1500 Luxo 1973. A linha 1973 do Fusca foi apresentada em novembro de 1972 em 3 (três) versões: 1300, o 1500 Luxo e o 1500 Standard,
A PLACA FAKE USADA PELA VOLKSWAGEN
Fusca conversível com a placa ABA 1993. A placa cinza ABA 1993 ficou conhecido por equipar o Fusca conversível na cor azul saturno utilizado pela
BARRA METÁLICA DO ENCOSTO DO BANCO TRASEIRO
Barra metálica no encosto do banco traseiro do Fusca 1500. O Fusca 1500 lançado em agosto de 1970 recebeu uma barra metálica na parte de
FRISOS DA CARROCERIA: GRAMPOS, ORÍFICIOS E GUARNIÇÕES
Friso no capô dianteiro. Os Fuscas Luxo de 1949 a 1952 eram equipados com frisos de alumínio vincados na cintura da carroceria e no capô
PNEUS B.F. GOODRICH
O Fusca foi equipado com pneus da marca B.F. Goodrich. A empresa B.F. Goodrich foi fundada em 1870 por Benjamin Franklin Goodrich em Ohio, Estados
BATERIA VARTA
Bateria Varta. As baterias da marca Varta equiparam o Fusca alemão desde a década de 1950, sendo um fornecedor oficial da Volkswagen. Aqui no Brasil,
FUSCA ÚLTIMA SÉRIE
Última Série: últimos Fuscas produzidos em 1986. Em 31 de outubro de 1986, a Volkswagen encerra a produção do Fusca no Brasil, após ter produzido 3.324.506
PROTETOR DE PAPO
Protetor de papo da Brasília. O protetor de papo ou peito de aço é um acessório instalado no VW Brasília (1973-1982) para proteger a chapa
MOEDEIRA
Moedeira: lugar para guardar as moedas dentro do Fusca. Um local adequado para guardar as moedas dentro do carro é algo de grande valia. Ter
NARIZ DE PLACA DO FUSCA SPLIT (1950-1952)
Nariz de Papa ou narigão: apelidos no nariz de placa dos Fuscas até 1952. O nariz de placa conhecido popularmente como nariz de Papa ou
SP2: CINTOS DE SEGURANÇA
SP2: cinto de segurança de 3 (três) pontos. O VW SP2, fabricado no Brasil entre 1972 e 1975, foi um veículo inovador em vários aspectos
LUZ AUTOMÁTICA DE FARÓIS E LANTERNAS
Equipamento da marca LBS instalado em uma Kombi corujinha. Na década de 1960 surgiu um acessório bastante avançado para a época: a luz automática
PORSCHE: O TRATOR DO POVO
Ferdinand Porsche: criador do trator do povo. Na Alemanha da década de 1930 políticas governamentais visavam popularizar diversos bens de consumo, tais como o nosso
O MELHOR FUSCA JÁ FABRICADO NO BRASIL?
Fusca 1500. No dia 3 de agosto de 1970 a Volkswagen apresentou ao público sua nova linha de modelos para 1971, incluindo o novo VW
LARANJA GRANADA – L1251
Fusca 1500 1971 na cor laranja granada. Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil na linha 1971 no Fusca, Variant e TL. Código L1251.
ADESIVO PRESSÃO DOS PNEUS
Adesivo de pressão de pneus em um Fusca 1968. A partir de outubro de 1966, o Fusca, Karmann-Ghia e a Kombi passaram a vir
DOBRADIÇA DE PORTA – FENDAS DE LUBRIFICAÇÃO
Lubrificação das dobradiças de porta. As dobradiças de porta do Fusca exigem constante limpeza e lubrificação. A Volkswagen recomendava inclusive que a lubrificação fosse semanal,
BANCOS GOMÃO
Bancos do tipo gomão. Gomão é a denominação popular dada ao padrão dos bancos utilizados por alguns veículos montados pela Volkswagen do Brasil no período
KARMANN-GHIA 1968
Karmann-Ghia 1968 na cor amarelo margarida. 1968 foi um ano que o Karmann-Ghia teve inúmeras inovações em relação ao modelo do ano anterior. A começar
DRENO DE BORRACHA DO FAROL
Dreno de borracha no bojo dos faróis. Em agosto de 1959, com o lançamento do modelo 1960 do Fusca, a Volkswagen introduziu um dreno
FUSCA 1945
Fusca 1945 tipo 51. Já abordamos diversos aspectos do Fusca 1945 em post anterior (para mais informações, clique aqui). Hoje abordaremos especificamente uma particularidade construtiva do tipo 51 (antigo
AZUL ATLANTA
Fusca 1986 no cor azul Atlanta. Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil para o Fusca, já no final da linha 1986. Código de plaqueta: 074.
ACESSÓRIOS DO ZÉ – PARTE II
VW 1600, vulgo Zé do Caixão. Já havíamos anteriormente abordado os acessórios disponíveis para o VW 1600 (para acessar esse post clique aqui). Hoje vamos
ENZMANN 506
Enzmann 506. Muitos devem ter visto esse carro nas redes sociais participando do evento de Kemell (clique aqui para saber mais sobre esse encontro) e em Bad
SABONETEIRA 1100 X 1200
Bomba de gasolina. A chapa metálica de cobertura ou proteção da bomba de gasolina dos Fuscas com motores 1.100 e 1.200 é popularmente
BANANINHA FUSCA CONVERSÍVEL
Fusca cabriolet 1954. Como já expusemos em posts anteriores, o Fusca da década de 1950 e início de 1960 foi equipado com as
COR DO SUPORTE DA BOBINA DE IGNIÇÃO
Bobina Bosch e respectivo suporte de fixação. Um detalhe não menos importante na restauração do seu Fusca é a cor correta do suporte de fixação
ENCONTRO NOS CAMPOS DE FLANDERS
Hebmüller às portas do Castelo de Warande. Aconteceu neste fim de semana, nos dias 1º e 2 de junho de 2024, o primeiro encontro de
FUSCA 4 PORTAS
Anúncio da Rometsch. Com o término da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha estava em frangalhos sob todos os aspectos. A indústria se esforçava para reativar
KAMEI
Um pequeno vídeo mostrando um Fusca com diversos acessórios de época fabricados pela empresa alemã Kamei. Esse veículo se encontra no Museu da VW em
BILBAO
Bilbao: produtos para a linha VW a ar. A Bilbao é uma empresa fundada em 1957 em São Paulo (SP), fabricante de polias do virabrequim, polias
FILTRO DE GASOLINA
Filtro de gasolina. O Fusca, durante muito tempo, não era equipado com o filtro de combustível instalado junto à bomba de gasolina, no cofre do