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Postagens exclusivas Opasgarage:

KITÃO VICSA. A SALVAÇÃO DOS FRACOS E OPRIMIDOS
Vicsa equipando e patrocinando os Fuscas da Divisão 3 em foto de 1973. A Ferropeças Villares S/A, com sede em São Bernardo do Campo (SP),

RELÓGIO DE HORAS NA HASTE DO ESPELHO RETROVISOR INTERNO
Relógio de horas VDO. Na década de 1950 a empresa alemã VDO desenvolveu um relógio de horas para ser usado no Fusca, instalado

EVOLUÇÃO DOS CILINDROS DE FREIOS (1950-1966)
Montando o prato de freio do Fusca na fábrica da VW na Alemanha. O sistema de freio tem a função de desacelerar e parar completamente

O ÚLTIMO DA ESPÉCIE
Fusca Standard. A “lanterninha” é a mais longeva das lanternas traseiras que equiparam o Fusca. Foi utilizada por mais de 20 (vinte) anos, entre

BEGE PALHA – L7026
Fusca 1982 Standard na cor bege palha. A cor bege palha foi utilizada pela Volkswagen do Brasil entre 1981 e 1984, código L7026. Código

OURO METÁLICO – LK1263
VW TL 1970. A cor ouro metálico foi introduzida pela Volkswagen do Brasil em agosto de 1970, juntamente com o lançamento de seu

BEGE TRIGO – L7025
Fusca 1982 1300-L na cor bege trigo. A cor bege trigo foi utilizada pela Volkswagen do Brasil entre 1981 a 1983. Código L7025, código

AZUL LAGUNA – L3040
Fusca 1982 na cor azul Laguna. A cor azul Laguna foi utilizada pela Volkswagen do Brasil entre 1982 e 1983, código L3040. Código de plaqueta:

SNOW TRACK
Snow Track: equipado como motor refrigerado a ar da VW. O veículo Snow Track foi desenvolvido em 1954 pela empresa sueca de equipamentos agrícolas denominada AB

ADAC
ADAC: maior clube de automóveis da Europa. ADAC é o maior clube de automobilismo da Alemanha, com atuação em toda a Europa e cerca de

PAINEL COCKPIT VDO
Painel Cockpit da VDO. Em 1982 o Fusca passou a ser equipado de fábrica com o “painel quadrado”, ou seja, os instrumentos de

EM TEMPOS DE GUERRA, UM VEÍCULO DISFARÇADO DE TANQUE: KÜBELWAGEN TIPO 823
Kübelwagen tipo 823: um tanque disfarçado. Todos sabem que Ferdinand Porsche, a pedido de Adolf Hitler, foi o responsável pela criação do KDF-Wagen, que viria

VERDE MÁRMORE METÁLICO – LK7024
Brasília modelo 1982 do acervo da VW do Brasil. Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil nos modelos 1982 e 1983. Foi utilizada na Brasília em

SUPORTE RÁDIO/ALTO FALANTE PARA FUSCA 1500
Suporte para rádio e alto-falante: instalado embaixo do painel. Na década de 1970 surgiu um suporte para instalação de rádio e alto-falante feito especialmente

RODAS FUCHS
Rodas Fuchs no modelo 911S. As rodas Fuchs notabilizaram-se em todo o mundo pelo fato de terem sido utilizadas no modelo utilizado pelo Porsche 911

AVALIAÇÃO FUSCA 1959 – BRUNELLI VEÍCULOS
Fusca 1959. Continuando a série sobre avaliação de veículos à venda, hoje é a vez do Fusca 1959, disponível na Brunelli Veículos Antigos, conhecido vendedor

EVOLUÇÃO DA MAÇANETA DO CAPÔ DIANTEIRO
Maçaneta ou alça do capô dianteiro. A alça ou maçaneta do capô dianteiro do Fusca é uma peça fixada em sua parte externa, em formato

AVALIAÇÃO DE FUSCA 1300-L 1976 – L’ ART AUTOMOBILE
Inauguramos, com este post, uma rápida avaliação de aspectos de originalidade de veículos à venda no mercado, dado o elevado investimento para sua aquisição, principalmente

AZUL REAL, DOVE BLUE, TAUBENBLAU – L31
Fusca 1967 na cor azul Real. Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil entre 1967 e 1968 nos Fuscas e Kombi Luxo (com teto L87 branco

FUSCA 1980
Fusca 1980. O Fusca modelo 1980 foi lançado em outubro de 1979, a partir do chassi nº BJ 998.010 (Fusca 1300 e 1300-L). Naquele

VERMELHO DEL REY – L5017
Fusca 1980 1300 Std na cor vermelho Del Rey. Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil em 1979 para a Brasília, Passat e Variant II e,

BRANCO ALASCA – L8010
Fusca branco Alasca 1979. Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil para os modelos 1979 e 1980 para Fusca, Brasília, Passat e Variant II. Código L8010.

ACESSORIO OFICIAL VW: IGNIÇÃO ELETRÔNICA PARA DISTRIBUIDOR COM PLATINADO
Catálogo de acessórios da Volkswagen do Brasil do ano de 1979. Repare na ignição eletrônica em cima do rádio. Na segunda metade da década

FUMAGALLI. O IMPÉRIO DAS RODAS DE AÇO!
Fusca 1969 equipado com rodas esportivas Fumagalli. A empresa Fumagalli S/A Indústria e Comércio, fabricante nacional de rodas para a indústria automobilística, foi fundada no

RÁDIO BLAUPUNKT: WOLFSBURG E EMDEN
Radio Blaupunkt Emden instalado em um Fusca alemão 1500 cabriolet de 1968. O rádio é, certamente, um dos acessórios do Fusca mais populares em

O 100.000º FUSCA BRASILEIRO
O 100.000º Fusca produzido no Brasil. Nos primeiros dias de fevereiro de 1963, a Volkswagen do Brasil comemorou a produção do 100.000º Fusca fabricado

VDM. DE AVIÕES A CARROS. DE HÉLICES A VOLANTES.
Não bastasse ser um Hebmüller, o volante é VDM. VDM é uma empresa alemã do ramo de metalurgia, que foi fornecedora oficial da VW de

ARO DE BUZINA MODELO ARANHA
Aro de buzina modelo teia de aranha. Dentre os infindáveis acessórios fabricados para o Fusca, desenvolveu-se, aqui no Brasil, um aro de buzina exclusivo para

EVOLUÇÃO DA FECHADURA DO CAPÔ DIANTEIRO
Fechadura inferior utilizado de 1950-1958. O fechamento do capô dianteiro do Fusca opera-se por meio de uma fechadura instalada na saia dianteira, que se encaixa

EVOLUÇÃO DA PLAQUETA DE IDENTIFICAÇÃO – 1960-1969
Plaqueta alemã: somente utilizada nos primeiros meses de 1960. Plaqueta 1960-1962. Volkswagen do Brasil S/A Tipo 11/ … Chassis Nº … Peso Bruto permitido Kg.

KOMBIATAS DE NATAL PELO MUNDO: HANNOVER E CURITIBA
Kombi e o Natal: como não gostar! No último sábado à noite, dia 18.12.2021, ocorreram duas Kombiatas natalinas: uma em Curitiba, capital paranaense, e a

FUSCA SÉRIE ESPECIAL CORAL. EXCLUSIVIDADE BELGA.
Série Especial Coral. Em 16 de abril de 1973 a empresa belga D’Leteren, responsável pela montagem em CKD do Fusca na Bélgica, lançou a série

1973: 2.000.000 DE VEÍCULOS VW PRODUZIDOS NO BRASIL. A PRÁTICA LEVA À PERFEIÇÃO!
O 2.000.000º veículo produzido pela VW brasileira. No dia 23 de agosto de 1973, uma quinta-feira, próximo das 15h, saiu da linha de produção o

BANCO PROCAR TORINO
Bancos Procar modelo Torino. Nas décadas de 1960 e 1970, a Procar foi uma das maiores fabricantes de acessórios automotivos nacionais, com ênfase

SERVAUTO
Salão de exposição dos carros novos, com destaque para a Variant e Fusca 1300-L. A Servauto Serviços e Auto Peças Ltda foi um revendedor autorizado

EVOLUÇÃO DO TETO SOLAR NO FUSCA
Teto solar no Fusca: puro charme! O teto solar para o Fusca foi introduzido como opcional pela Volkswagen alemã em 28 de abril de 1950,
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FUSCA 1984
Fusca 1984. O Fusca 1984 foi lançado no início de janeiro de 1984, com número de chassi detentor das letras ZEP em sua composição. Exemplo

BATENTE DA SUSPENSÃO TRASEIRA
Indicação do uso do batente da suspensão traseira. O batente de borracha da suspensão traseira do Volkswagen Fusca é um componente que limita o curso

DREWS
Drews: esportivo de dois lugares. Drews é uma marca alemã de carros esportivos feitos com componentes da Volkswagen entre 1948 e 1955. A pequena montadora

CHEVRON
Para-barro em um Fusca oval, com o emblema Chevron. O nome Chevron é utilizado popularmente para designar algumas partes, peças e acessórios do Fusca na

COR DA CAIXA DE CÂMBIO
Caixa de câmbio bipartida do Fusca. Num processo de restauração do Fusca, deve-se atentar quanto à cor da caixa de câmbio do besouro. Sim, houve

QUAL É O MELHOR ANO DO FUSCA OVAL PARA RESTAURAR?
Fuscas ovais saindo da fábrica de Wolfsburg em 1957. O Fusca oval foi lançado oficialmente em março de 1953 e perdurou até julho de 1957.

DUPLO SETE
Chapa inferior interna da churrasqueira traseira. O Fusca Split e Oval fabricado até julho de 1957, possui uma particular característica na grelha interna do vidro

DUPLA CARBURAÇÃO RIECHERT
Logomarca da empresa. A empresa Riechert Motorentechnik foi fundada em 1958 na cidade alemã de Neuss pelo engenheiro Bernd Riechert. O senhor Riechert trabalhava na

MATCHING NUMBER
Fusca Matching Number. No meio do antigomobilismo, houve–se muito falar da expressão inglesa “matching number“. O que seria isso? O que significa? A expressão designa

BOMBRIL
Bombril na base do respiro do óleo. Bombril é a designação popular dada ao filtro do respiro do óleo dos motores refrigerado a ar planos,

KOMBI 1971
Kombi Luxo. Chassis: BH 217.335 até o chassi nº BH 245.651. Motor refrigerado a ar de 1.500 cm3, com 52 hp, iniciado pelas letras BH,

TETINHA
Tetinha no Fusca. Em 3 de maio de 1955, a partir do chassi nº 1-0871.207, os Fuscas destinados aos EUA, Canadá e Guam passaram a

TERMOSTATO DA TAMPA DO MOTOR
Aletas adicionais de refrigeração da tampa do motor acionadas por termostato. Desde a década de 1950 o motor do Fusca era equipado, opcionalmente, com termostato,

MALAS DE VIAGEM IKA
Malas Ika para Volkswagen. Já abordamos as malas de viagem feitas pela curitibana IKA cujo post pode ser consultado clicando aqui. Hoje desejamos apenas compartilhar com nossos assinantes

FUSCA 1976: 1300 E 1300-L
Fusca 1300-L 1976 na cor marrom savana. Em outubro de 1975, a Volkswagen do Brasil lançou o modelo 1976 do Fusca, disponível nas versões 1300,

AZUL ORIENTE – L 3010
Fusca 1300 Standard 1976 na cor azul oriente. Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil na linha 1976 nos veículos Fusca, Variant, Brasília e

PUXADOR DE PORTA. ACESSÓRIO
Puxador de porta: acessório da década de 1950 e 1960. Nas décadas de 1950 e 1960 havia disponível no mercado um puxador semelhante a

FUSCA 1500 LUXO 1973. CARACTERÍSTICAS
Fusca 1500 Luxo 1973. A linha 1973 do Fusca foi apresentada em novembro de 1972 em 3 (três) versões: 1300, o 1500 Luxo e o 1500 Standard,

A PLACA FAKE USADA PELA VOLKSWAGEN
Fusca conversível com a placa ABA 1993. A placa cinza ABA 1993 ficou conhecido por equipar o Fusca conversível na cor azul saturno utilizado pela

BARRA METÁLICA DO ENCOSTO DO BANCO TRASEIRO
Barra metálica no encosto do banco traseiro do Fusca 1500. O Fusca 1500 lançado em agosto de 1970 recebeu uma barra metálica na parte de

FRISOS DA CARROCERIA: GRAMPOS, ORÍFICIOS E GUARNIÇÕES
Friso no capô dianteiro. Os Fuscas Luxo de 1949 a 1952 eram equipados com frisos de alumínio vincados na cintura da carroceria e no capô

PNEUS B.F. GOODRICH
O Fusca foi equipado com pneus da marca B.F. Goodrich. A empresa B.F. Goodrich foi fundada em 1870 por Benjamin Franklin Goodrich em Ohio, Estados

BATERIA VARTA
Bateria Varta. As baterias da marca Varta equiparam o Fusca alemão desde a década de 1950, sendo um fornecedor oficial da Volkswagen. Aqui no Brasil,

FUSCA ÚLTIMA SÉRIE
Última Série: últimos Fuscas produzidos em 1986. Em 31 de outubro de 1986, a Volkswagen encerra a produção do Fusca no Brasil, após ter produzido 3.324.506

PROTETOR DE PAPO
Protetor de papo da Brasília. O protetor de papo ou peito de aço é um acessório instalado no VW Brasília (1973-1982) para proteger a chapa

MOEDEIRA
Moedeira: lugar para guardar as moedas dentro do Fusca. Um local adequado para guardar as moedas dentro do carro é algo de grande valia. Ter

NARIZ DE PLACA DO FUSCA SPLIT (1950-1952)
Nariz de Papa ou narigão: apelidos no nariz de placa dos Fuscas até 1952. O nariz de placa conhecido popularmente como nariz de Papa ou

SP2: CINTOS DE SEGURANÇA
SP2: cinto de segurança de 3 (três) pontos. O VW SP2, fabricado no Brasil entre 1972 e 1975, foi um veículo inovador em vários aspectos

LUZ AUTOMÁTICA DE FARÓIS E LANTERNAS
Equipamento da marca LBS instalado em uma Kombi corujinha. Na década de 1960 surgiu um acessório bastante avançado para a época: a luz automática

PORSCHE: O TRATOR DO POVO
Ferdinand Porsche: criador do trator do povo. Na Alemanha da década de 1930 políticas governamentais visavam popularizar diversos bens de consumo, tais como o nosso

O MELHOR FUSCA JÁ FABRICADO NO BRASIL?
Fusca 1500. No dia 3 de agosto de 1970 a Volkswagen apresentou ao público sua nova linha de modelos para 1971, incluindo o novo VW

LARANJA GRANADA – L1251
Fusca 1500 1971 na cor laranja granada. Cor utilizada pela Volkswagen do Brasil na linha 1971 no Fusca, Variant e TL. Código L1251.

ADESIVO PRESSÃO DOS PNEUS
Adesivo de pressão de pneus em um Fusca 1968. A partir de outubro de 1966, o Fusca, Karmann-Ghia e a Kombi passaram a vir

DOBRADIÇA DE PORTA – FENDAS DE LUBRIFICAÇÃO
Lubrificação das dobradiças de porta. As dobradiças de porta do Fusca exigem constante limpeza e lubrificação. A Volkswagen recomendava inclusive que a lubrificação fosse semanal,

BANCOS GOMÃO
Bancos do tipo gomão. Gomão é a denominação popular dada ao padrão dos bancos utilizados por alguns veículos montados pela Volkswagen do Brasil no período

KARMANN-GHIA 1968
Karmann-Ghia 1968 na cor amarelo margarida. 1968 foi um ano que o Karmann-Ghia teve inúmeras inovações em relação ao modelo do ano anterior. A começar